Um dos principais defensores do uso de blockchain na China, Yao Qian, está agora no centro de uma investigação conduzida pelas autoridades chinesas devido a supostas “violações da lei”. Qian, reconhecido por seu papel essencial no desenvolvimento da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) da China, o Yuan Digital, tornou-se uma figura proeminente na iniciativa de blockchain do país.
Sua importância no cenário financeiro chinês foi notável, tendo ocupado cargos de destaque em diversos órgãos do governo, incluindo o de Diretor do Departamento de Supervisão de Ciência e Tecnologia e o de Diretor do Centro de Informações da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China.
No entanto, as autoridades chinesas anunciaram uma investigação sobre Qian por supostas violações, embora os detalhes específicos dessas alegações permaneçam obscuros. Segundo relatos, a investigação é liderada pela Equipe de Inspeção de Disciplina e Supervisão da Comissão Central de Disciplina e pela Comissão Nacional de Supervisão na Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China.
- Leia também: To the moon: 1 satoshi salta de US$ 0,00063 para mais de US$ 2 milhões com alta de 338(milhões)%
China
Ele foi o criador do CBDC da China e atuou como diretor do instituto de pesquisa de moeda digital do banco central”, disse Wu Blockchain.
A notícia da investigação de Qian gerou preocupações na comunidade de blockchain, especialmente considerando sua contribuição para o desenvolvimento do yuan digital. Qian tem sido um defensor fervoroso da tecnologia blockchain e das moedas digitais, argumentando a favor da emissão de uma moeda digital estatal para fortalecer a posição do mercado da moeda local da China.
Compre seu Ingresso Agora
Este acontecimento ocorre em meio a um momento de interesse renovado no setor de blockchain na China, com propostas para acelerar o desenvolvimento da tecnologia blockchain para melhorar os serviços governamentais, cadeias de suprimentos e comércio.
Apesar das incertezas em torno da investigação de Qian, o setor de blockchain na China continua a atrair interesse e desenvolvimento. Grandes instituições financeiras do país estão explorando oportunidades no espaço internacional de criptomoedas, indicando um possível reconhecimento das oportunidades financeiras apresentadas por tecnologias como blockchain e ativos digitais.