A demanda por XRP está retomando nas exchanges de criptoativos, conforme apontou a empresa de análises de criptomoedas Kaiko. Após um longo processo judicial com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) que terminou com a decisão de que o XRP vendido nas exchanges não constitui um título, a Kaiko relata que o interesse pelo XRP está em alta novamente.
Desde a decisão histórica do tribunal no ano passado, que concedeu à Ripple Labs uma vitória parcial contra a SEC, a demanda por XRP nos mercados dos EUA cresceu de forma constante.
A participação das plataformas norte-americanas no volume global de XRP aumentou de menos de 2% para 14% no último ano, atingindo níveis anteriores ao processo da SEC. De acordo com a Kaiko, a impossibilidade das principais exchanges permitirem a negociação de XRP durante o processo resultou em um interesse acumulado dos traders, que floresceu após a decisão.
- Leia também: Em meio a queda do mercado, novo airdrop promete ‘aliviar’ a dor dos trader e subir 1.000%
XRP nas exchanges de criptomoedas
O julgamento sumário declarou que as vendas de XRP da Ripple por meio de plataformas de negociação secundárias não eram transações de títulos. Apesar disso, o processo declarou que as vendas diretas para investidores institucionais era transações de títulos.
Após a decisão, várias exchanges dos EUA, incluindo Coinbase e Gemini, relistaram o XRP. Dessa forma, liberaram a demanda reprimida dos traders norte-americanos. A batalha legal em andamento da Ripple com a SEC continua a alimentar a volatilidade do XRP.
Para contextualizar, a Kaiko destacou que os ganhos de preço do XRP em julho superaram os do Bitcoin (BTC) em 35% a 9%, apenas com a especulação sobre um acordo com a SEC. A especulação aumentou depois que a SEC alterou sua queixa contra a Binance e agendou uma reunião a portas fechadas para 1º de agosto. No entanto, o regulador acabou cancelando a reunião posteriormente. Isso levou a uma queda nos preços.
Atualmente, o XRP está valendo US$ 0,490, uma queda de 18% na última semana, acompanhando a tendência de queda geral do mercado. O BTC também registrou uma queda de 19% no mesmo período, sendo cotado atualmente a US$ 54.688.