Surgiram boatos na última semana de que o projeto de El Salvador de construir a Bitcoin City havia ido por água abaixo.
Diante do imbróglio a organização ‘Escape to El Salvador’ informou que projeto não tinha registro Ministério de Obras Públicas do país, mas que os planos continuavam.
De acordo com postagem no Twitter, a Organização disse que ‘há um processo de revisão a ser realizado’ e que por isso demoraria mais do que o planejado para o projeto.
Anunciada em novembro de 2021, a Bitcoin City é um projeto para a construção de uma cidade voltada à principal criptomoeda do mundo. O país, liderado por Nayib Bukele, anseia com isto a criação de uma cidade com facilidades legais e fiscais para investimentos estrangeiros.
A construção deveria ter sido iniciada em 2022, mas com o mercado em baixa e com os desafios do país, a Bitcoin City ainda não saiu do papel.
Um dos motivos que atrasa o início das obras é que El Salvador pretende lançar títulos do vulcão, que visa arrecadar fundos em Bitcoin para a construção da cidade.
Títulos de vulcão
Também conhecido como títulos vulcânicos em Bitcoin, El Salvador possui um projeto para lançar uma nova modalidade de investimento para o país.
O projeto já foi postergado duas vezes; uma por causa do mercado desfavorável em baixa que seguiu por todo 2022. O outro devido à guerra na Rússia e Ucrânia.
Agora, o empresário entusiasta do Bitcoin, Samson Mow, recomendou ao governo de El Salvador que novamente espere para um momento o lançamento dos títulos.
Em entrevista à Reuters, Mow disse que o mercado passa por um momento crítico, associado aos problemas econômicos globais.
Mow é um colaborador do projeto sobre títulos vulcânicos em Bitcoin, e disse que ‘o mercado está em baixa para todos os setores, não apenas bitcoin e criptomoeda, mas também ações, títulos e setor bancário’.
Adiante, disse que ‘todo mundo está passando por um momento difícil agora, então talvez seja bom para o governo de Nayib Bukele esperar’.
A regulação cripto apertada nos EUA e a quebra dos bancos privados são agravantes no momento, e contradiz com um mercado especulativo em alta que possa dar sustentação aos investimentos no país, disse Mow.