A BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, atualizou seu formulário S-1 para seu ETF spot de Ether, conhecido como iShares Ethereum Trust (ETHA).
A atualização do formulário é vista por analistas como um ‘bom sinal’ de que os emissores e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) estão trabalhando para lançar ETFs de Ethereum.
A BlackRock revelou que um investidor inicial, uma afiliada da empresa, concordou em comprar US$ 10 milhões em ações do fundo, demonstrando um compromisso significativo com o lançamento do ETF.
- Leia também: Após ETF de Bitcoin flopar, brasileira Hashdex desiste de pedido para ETF de Ethereum nos EUA
Expectativas para o lançamento
Analistas da Bloomberg, como Eric Balchunas e James Seyffart, indicam que o lançamento de ETFs de Ethereum nos Estados Unidos pode ocorrer até o final de junho.
Good sign. Prob see rest roll in soon. Then prob one more round of fine-tune comments from Staff. End of June launch a legit possibility altho keeping my o/u date as July 4th https://t.co/WymshkTvat
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) May 29, 2024
Balchunas mencionou que o lançamento no final de junho é uma possibilidade legítima, embora as chances de aprovação até o início de julho sejam mais realistas. ‘Bom sinal. Provavelmente veremos o resto chegar em breve.’, disse em uma postagem X de 29 de maio.
Seyffart acrescentou que a atualização do S-1 pela BlackRock quase certamente mostra que os emissores e a SEC estão trabalhando em conjunto para viabilizar os ETFs spot de Ethereum.
Impacto no mercado de Ethereum
O lançamento de ETFs de Ethereum é esperado para trazer novos patamares de preço para o ETH, com especulações de que Wall Street usará esses ETFs como uma aposta no crescimento do Web3.
No entanto, há também preocupações sobre a pressão de venda que o Grayscale Ethereum Trust (ETHE) pode enfrentar, com possíveis saídas diárias médias de US$ 110 milhões nas semanas após a conversão e o estreitamento do desconto.
A expectativa é que os ETFs spot de Ethereum atraiam um grande volume de investimentos, refletindo a crescente aceitação institucional das criptomoedas.