A Ethena, protocolo de dólar sintético baseado no Ethereum, anunciou modificações inesperadas na economia do seu token de governança, ENA. As mudanças causaram reações mistas entre sua comunidade de usuários.
De acordo com o anúncio da Ethena Labs, as mudanças têm como objetivo alinhar o crescimento e uso da stablecoin sintética USDe com o token de governança ENA.
Entre as novas funcionalidades, a Ethena introduziu a capacidade de staking de tokens ENA com LayerZero ou Symbiotic em pools de staking generalizados. Além disso, incluiu a possibilidade de bloquear tokens dentro da própria Ethena e no Pendle Finance.
Apesar das novas oportunidades de rendimento parecerem inicialmente atraentes, a decisão de exigir que metade dos tokens ENA distribuídos via airdrop seja bloqueada gerou descontentamento.
- Leia também: Criptomoedas de IA e memecoins estão em oportunidade fantástica de ‘comprar a queda’ e lucrar 4.000%, diz analista
Mudanças da Ethena
A Ethena anunciou que esses requisitos entrariam em vigor a partir de 17 de junho. Os tokens de usuários que não distribuírem o bloqueio do ENA em Ethena, PT-ENA no Pendle Finance ou em pools irão para outros usuários que participarem do staking. A medida visa incentivar um realinhamento dos detentores de ENA para usuários de longo prazo, conforme informou a Ethena Labs.
Abra Sua Conta na BingX
“Nenhum dos ENA perdidos devido ao não cumprimento das condições será retido pela fundação, equipe ou investidores. É apenas para beneficiar usuários alinhados com o ecossistema”, afirmou a Ethena Labs.
As mudanças geraram críticas na plataforma X. Alguns membros da comunidade questionaram a falta de votação on-chain para a implementação das novas regras. O usuário pseudônimo @DarkCryptoLord, por exemplo, expressou sua insatisfação, mencionando que a equipe alterou o desbloqueio mensal para semanal sem aviso prévio. Agora, os usuários terão que bloquear 50% dos seus tokens desbloqueados. “Qual é o sentido de um token de governança?”, questionou.
Além disso, o educador DeFi John Galt criticou a obrigatoriedade do bloqueio, afirmando que tal medida desacredita a confiabilidade de futuros airdrops de ENA e a própria equipe da Ethena.
Por outro lado, a Kairos Research, empresa de pesquisa em cripto, viu a atualização do tokenomics da Ethena como uma abordagem interessante para criar um sumidouro de suprimento adicional para o ENA. No entanto, os pesquisadores ponderaram que, embora a integração vertical da Ethena seja sensata, retomar um token de governança volátil pode não ser a melhor solução para a segurança do protocolo.