A gestora de ativos digitais, Grayscale, abandonou seu plano de oferecer um fundo negociado em bolsa (ETF) para futuros de Ethereum. Na terça-feira (07), a empresa retirou o pedido que havia enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
O aviso de retirada para o ETF de futuros de ETH da Grayscale não fornece detalhes sobre as razões para as mudanças de planos. Em veza disso, o alerta apenas relatou os diversos atrasos que a SEC promoveu desde que a gestora protocolou o pedido pela primeira vez em 19 de setembro de 2023. O regulador federal declarou que precisaria de mais tempo para revisar a proposta em 15 de novembro, 18 de dezembro e em 22 de março deste ano.
James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg, disse que foi uma jogada interessante da Grayscale:
“Essencialmente, este foi um arquivo de ‘cavalo de Troia’ na minha visão, a fim de criar as mesmas circunstâncias que permitiram à Grayscale vencer o processo do GBTC [ETF de Bitcoin spot]”, disse ele.
Grayscale desiste de ETF de futuros de Ethereum
Um tribunal de apelações federais havia apoiado a Grayscale em seu caso contra a SEC em agosto. Isso ocorreu depois que a empresa acusou a agência de regulação de aprovar anteriormente ETFs de futuros de Bitcoin enquanto negava ETFs de spot de Bitcoin, que estão vinculados ao preço atual do BTC.
É possível que a Grayscale tenha retirado sua aplicação de ETF de futuros de Ethereum para reenviar uma emenda, segundo Seyffart.
“Retirar e reenviar é menos trabalho para a SEC. Mas, ao mesmo tempo, significa que não há como para a Grayscale ou qualquer pessoa processar agora”, observou.
A decisão surge em meio a um crescente ceticismo de que a SEC autorizará a criação de ETFs de spot de Ethereum, que eram uma perspectiva promissora depois que a agência autorizou os ETFs de spot de Bitcoin em janeiro.
O lançamento de ETFs de Bitcoin spot desencadeou uma alta para a principal criptomoeda. Mas as chances de aprovação de um ETF de spot de Ethereum continuam a cair, com as esperanças diminuídas mais recentemente pela revelação de que a SEC supostamente classificou o Ethereum como um título regulamentado no ano passado.