Em 26 de dezembro, a Hashdex, uma empresa brasileira de gestão de ativos, realizou uma reunião com o gabinete do presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para discutir as propostas de alteração nas regras relacionadas ao seu ETF de Bitcoin.
Participaram da reunião Samantha Ostrom, representando o gabinete do presidente da SEC; Samir Kerbage, diretor de investimentos da Hashdex; e Michael Venuto, do Grupo Financeiro Tidal. Outros presentes incluíram Richard Kerr e Peter Shea da K&L Gates, bem como Neel Maitra da Wilson Sonsini Goodrich & Rosati.
Hashdex debate com a SEC mudanças no ETF
O foco da discussão foi a proposta de mudança de regra apresentada pela NYSE Arca, que visa listar e negociar as ações do Hashdex Bitcoin ETF sob a Regra 8.500-E.
A peculiaridade desta reunião foi o fato de ter ocorrido com o gabinete do presidente da SEC, uma abordagem diferenciada em comparação com os encontros mais comuns entre outros candidatos e diferentes departamentos da Comissão, como “negociação e mercados” ou “finanças corporativas”, como observado por James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg.
Embora esta não seja a primeira vez que a Hashdex se reúne com a SEC, pois em novembro eles discutiram a proposta de ETF Bitcoin à vista, a recente rodada de reuniões ocorre em um contexto de crescentes expectativas em torno da aprovação de um ETF BTC à vista pela SEC.
Dê o Próximo Passo e Invista Agora
Historicamente, a SEC tem rejeitado tentativas anteriores de lançar um produto semelhante, citando preocupações sobre a manipulação de mercado no espaço do Bitcoin e a falta de acordos de compartilhamento de vigilância. No entanto, observadores do setor acreditam que a Comissão pode reconsiderar sua posição, dada a consistência de compromissos com os candidatos e o contínuo crescimento da indústria.