O JPMorgan manifestou dúvidas quanto à aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) para Solana e outras criptomoedas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), após a recente aprovação dos ETFs de Ethereum.
Nikolaos Panigirtzoglou, diretor administrativo e estrategista de mercado global do JPMorgan, compartilhou suas preocupações em uma entrevista ao The Block. De acordo com o analista, a SEC adota uma postura rigorosa em relação à classificação das criptomoedas como títulos.
Panigirtzoglou afirmou que, embora a aprovação dos ETFs de Ethereum pela SEC já seja uma decisão ousada, é improvável que a comissão vá além e aprove ETFs para Solana ou outras criptomoedas.
“A decisão da SEC de aprovar ETFs de ETH já está esticada, dada a ambiguidade sobre se o Ethereum deve ser classificado como título ou não. Não achamos que a SEC iria ainda mais longe ao aprovar Solana ou outros ETFs simbólicos. Isso porque a SEC tem uma opinião mais forte de que os tokens fora do Bitcoin e do Ethereum deveriam ser classificados como títulos”, explicou.
A possibilidade de aprovação de outros ETFs de criptomoedas pela SEC está atrelada à eventual criação de uma legislação que defina claramente que a maioria das criptomoedas não são títulos. No entanto, atualmente, tal legislação não existe. E isso torna improvável a aprovação de novos ETFs por parte da SEC, segundo Panigirtzoglou.
Aprovação de ETFs Ethereum pela SEC
Na semana passada, a SEC aprovou inesperadamente os ETFs Ethereum à vista. A aprovação veio após a SEC retomar conversas com partes interessadas, que haviam sido paralisadas por meses.
Os formulários 19b-4 de oito requerentes de ETF Ethereum à vista – incluindo Grayscale, Bitwise, BlackRock, VanEck, Ark 21Shares, Invesco, Fidelity e Franklin – receberam aprovação em um pedido conjunto em 23 de maio.
Agora, os registros S-1 desses ETFs aguardam aprovação final para que os fundos possam começar a ser negociados. Analistas preveem que as negociações devem começar nas próximas semanas.
Apesar do ceticismo do JPMorgan, alguns analistas estão mais otimistas sobre a possibilidade de novos ETFs de criptomoedas. Geoffrey Kendrick, do Standard Chartered Bank, prevê a aprovação de ETFs para Solana e XRP em 2025. Já Jaret Seiberg, da TD Cowen, sugere que o mercado pode ver a oferta de um ETF com uma “cesta de tokens cripto” dentro de um ano.