O mercado dos criptoativos abriu esta quarta-feira (31) em queda, com a maioria dos top 50 criptoativos do mercado operando no vermelho.
No momento desta redação, dentre as top 50 do mercado apenas três criptoativos operavam ‘no verde’. Dentre eles, a XRP, que operava em alta de +2,2%, e na semana acumula alta de +13,2%. Os valores positivos são devidos ao desenrolar do processo aberto no final de 2020 pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA contra a empresa gestora da criptomoeda, a Ripple.
No mais, apenas os criptoativos The Graph (GRT) operava em alta de +3,2%, e MultiversX (GLRD) com alta de +0,45% estavam no ‘verde’ no diário.
E o mercado dos criptoativos operava em queda no diário com diminuição de US$ 24 bilhões de seu valor total de capitalização.
Bitcoin poderá fechar primeiro mês do ano em queda
O Bitcoin (BTC) abriu o ano em alta e fechou o mês de janeiro em lucro em todas as exchanges e moedas do mundo. No par dólar (BTC/USDT – Binance), a criptomoeda fechou janeiro em alta de +39,79%.
Nos meses seguintes o BTC manteve a alta e fechou fevereiro (0,07%), março (23%) e abril (2,7%) em alta.
Já o mês de maio está indicando queda para o mercado de criptoativos em sua maioria, e em especial para o BTC que opera em queda de -2,74% no diário e até momento registra queda de -7,82% no mensal.
- Leia também: Saifedean Ammous: Autor de best-seller do Bitcoin é o novo consultor econômico de El Salvador
Desde 2013 o Bitcoin havia fechado cinco velas mensais no lucro e cinco no prejuízo. Dentre os anos em lucro, em 2017 e em 2019 o mês de maio fecharam em alta de pouco mais de +52%. Já em 2021 o Bitcoin fechou o mês de maio com o maior prejuízo em -35,3%.
Para junho, de acordo com os dados históricos, também há equilíbrio entre ganhos e perdas onde o Bitcoin fechou cinco velas mensais no vermelho e cinco velas no verde desde 2013.