A unidade de criptomoedas da corretora Robinhood Markets, conhecida como Robinhood Crypto, recebeu um aviso de Wells da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em 4 de maio.
De acordo com um Formulário 8-K apresentado hoje, a SEC tomou uma determinação preliminar para recomendar uma ação coerciva contra a unidade de criptomoedas, alegando violações de títulos.
Dan Gallagher, diretor jurídico, de conformidade e de assuntos corporativos da Robinhood Markets, Inc, expressou sua decepção com a decisão da SEC. Ele afirmou que, após anos tentando obter clareza regulatória, a agência optou por emitir o aviso de Wells relacionado ao negócio de cripto nos EUA da Robinhood.
- Leia também: Depois de 80 dias sangrando, ETF de Bitcoin da Grayscale registra 1 dia positivo pela primeira vez
Robinhood Crypto recebe aviso de Wells da SEC
Além disso, Gallagher destacou a crença da empresa de que os ativos listados em sua plataforma não são títulos. Também expressou a esperança de que possam interagir com a SEC para esclarecer qualquer caso contra a Robinhood Crypto.
Esta não é a primeira vez que a SEC toma medidas relacionadas à regulamentação de criptomoedas. No ano passado, a Robinhood Markets recebeu uma intimação investigativa da SEC relacionada a listagens de criptomoedas. Além disso, a Uniswap, uma exchange descentralizada de criptomoedas, também recebeu um aviso de Wells da SEC no mês passado.
O fundador da Uniswap, Hayden Adams, criticou a postura da SEC, afirmando que a agência está atacando bons atores do setor.
Outras entidades no espaço das criptomoedas também enfrentaram ações da SEC. O estúdio de desenvolvimento do Ethereum, a Consensys, recebeu um aviso de Wells da SEC no mesmo mês.
Posteriormente, a Consensys moveu uma ação para processar o regulador, argumentando que a regulamentação do Ether como um valor mobiliário poderia prejudicar a capacidade dos EUA de usar o Ethereum e outras blockchains, afetando negativamente a inovação e o emprego no país.