A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está sinalizando um possível caminho para a aprovação de fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin, porém, com condições específicas relacionadas à liquidação das transações.
Recentes desenvolvimentos apontam para a aproximação da SEC com plataformas de negociação de criptomoedas em relação aos ETFs de Bitcoin. Eric Balchunas, especialista em ETFs da Bloomberg Intelligence, revelou especulações sobre o engajamento da SEC com essas exchanges em relação aos ETFs de Bitcoin spot.
Segundo Balchunas, a divisão de Negociação e Mercados da SEC discutiu as submissões 19b-4 com as exchanges nesta semana. Essas submissões 19b-4 são utilizadas por organizações autorreguladoras, como as exchanges, para solicitar à SEC novas mudanças nas regras.
A proposta da SEC gira em torno da ideia de que os ETFs de Bitcoin spot deveriam realizar liquidações em dinheiro, ao invés de negociações com criptomoedas físicas. A intenção é que as corretoras de valores não lidem diretamente com Bitcoin, ao contrário das exchanges.
Com a realização de liquidações em dinheiro, as corretoras, que são os principais proponentes dos ETFs de BTC, poderiam realizar transações com a criptomoeda de forma indireta.
ETF spot de Bitcoin
Essa mudança proposta pela SEC tem o potencial de reduzir as limitações para todos os envolvidos, pois evitaria que os players institucionais precisassem utilizar subsidiárias não registradas ou empresas terceirizadas para lidar com o Bitcoin.
Apesar disso, Balchunas observa que apenas dois ou três proponentes planejavam realizar liquidações em dinheiro, enquanto os demais pretendiam utilizar ativos em espécie.
Essas novas exigências podem demandar ajustes ou resultar em novos adiamentos por parte da SEC. Contudo, a solicitação da comissão para que as plataformas de negociação alterem suas propostas nas próximas duas semanas é interpretada como um sinal positivo, de acordo com Balchunas.
Apesar das últimas notícias, Balchunas mantém a estimativa de 90% de chances, juntamente com seu colega James Seyffart, de que a SEC aprovará o ETF de BTC até 10 de janeiro.
Vale ressaltar que os ETFs spot canadenses utilizam o modelo de liquidação em dinheiro há anos. Enquanto isso, com a ausência de atualizações sobre a aplicação do ETF de BTC da Franklin, cujo prazo expirou na sexta-feira, Seyffart antecipa um possível adiamento em breve.