Um grupo de senadores dos Estados Unidos, liderado por Dick Durbin e Elizabeth Warren, pediu a dez das maiores operadoras de caixas eletrônicos de Bitcoin (BTMs) no país que tomem medidas imediatas para combater fraudes financeiras que têm como alvo os idosos.
Os legisladores citaram um aumento significativo de golpes envolvendo BTMs, especialmente contra americanos com 60 anos ou mais.
Aumento das fraudes envolvendo BTMs
De acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), fraudes envolvendo BTMs resultaram em perdas de US$ 65 milhões apenas na primeira metade de 2024. Os senadores ressaltaram que os criminosos estão usando essas máquinas para enganar idosos, que têm três vezes mais chances de reportar perdas em BTMs do que adultos mais jovens.
As cartas foram enviadas para as principais operadoras de BTMs, incluindo Bitcoin Depot, CoinFlip, RockItCoin e Bitstop. Os senadores exigem que as empresas expliquem as medidas que estão adotando para alertar os usuários sobre golpes e prevenir transações fraudulentas.
As operadoras têm até 4 de outubro para responder às perguntas dos legisladores, que também querem saber se há limites de transação e se as empresas oferecem proteção aos consumidores contra fraudes.
Pressão por mais segurança
O aumento das fraudes com BTMs é parte de um cenário maior de golpes envolvendo criptomoedas, que registrou um aumento de 45% em 2023, segundo o FBI. O relatório da FTC também aponta que a perda média em fraudes com BTMs foi de US$ 10.000, com idosos representando a maioria das vítimas.
Algumas operadoras de BTMs, como a Bitcoin Depot, afirmaram que já publicam alertas de possíveis golpes em suas máquinas, mas os senadores estão pressionando por ações mais contundentes para proteger os consumidores mais vulneráveis e evitar que os criminosos continuem explorando a tecnologia para fins ilícitos.