Nos últimos dias, os tokens Runes, criados no ecossistema Bitcoin, têm experimentado uma forte valorização, à medida que traders migram para ativos considerados de maior risco. Essa recuperação marca um retorno expressivo após uma queda no valor observada no verão.
Entre os tokens Runes que mais se destacaram estão o PUPS, com alta de 600% nos últimos 30 dias, atingindo uma capitalização de mercado de US$ 210 milhões, e o DOG-GO-TO-THE-MOON, que subiu 85%, alcançando US$ 525 milhões.
- Leia também: Yala completa rodada Seed com Polychain Capital e Ethereal Ventures: Nova startup cripto em ascensão
Popularidade dos memecoins no ecossistema Bitcoin
O protocolo Runes foi lançado em abril de 2023 e, embora ainda esteja em sua fase inicial, os tokens Runes são amplamente considerados memecoins dentro do ecossistema Bitcoin. Esses tokens têm acompanhado o ritmo dos mercados de memecoins em outras blockchains, como Solana e Ethereum, que também registraram grandes ganhos nas últimas semanas.
Segundo Leonidas, fundador da plataforma Ord.io, não ter aproveitado o momento de baixa dos memecoins no Bitcoin durante o verão pode ser uma das maiores perdas do mercado cripto.
Choosing to fud "memecoins on Bitcoin" over the summer instead of loading up will likely go down as one of the biggest Ls in all of crypto
— Leonidas (@LeonidasNFT) October 11, 2024
‘Escolher financiar ‘memecoins no Bitcoin’ durante o verão em vez de carregá-los provavelmente será considerado um dos maiores erros de todas as criptomoedas’, disse Leonidas.
Novos recursos e melhor liquidez
A plataforma Magic Eden, uma das principais para negociação de Ordinals e Runes, anunciou a introdução de um novo recurso chamado ‘swaps’, que permitirá aos usuários trocarem coleções de Runes por outras coleções ou até mesmo por Bitcoin.
We have so much conviction behind Runes.
Volume has doubled this week, but the timing couldn't be better to get started.
Now imagine Swaps coming very very soon… pic.twitter.com/lcbYMUfrbw
— Magic Eden on Bitcoin 🟧 (@MEonBTC) October 11, 2024
Isso deve melhorar a liquidez e facilitar a entrada e saída de posições, um problema atual devido à baixa liquidez nos orderbooks. A adição dos ‘swaps’ deve tornar a negociação de Runes mais semelhante à experiência de trading em blockchains como Ethereum.