O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, destacou um recente marco atingido pela Celo, blockchain que está acompanhando de perto, em relação ao uso de stablecoins. Em um post na rede social X, feito no dia 25 de setembro, Buterin elogiou a Celo por ultrapassar a Tron em termos de endereços ativos diários relacionados a stablecoins.
“Isso é incrível de ver. Melhorar o acesso mundial a pagamentos básicos e finanças sempre foi uma das principais formas pelas quais o Ethereum pode beneficiar o mundo. E é ótimo ver a Celo ganhando tração”, afirmou Buterin.
O elogio vem em um momento em que a Celo está se preparando para uma transição importante. A blockchain passará de uma rede independente e compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM), para uma solução de Layer 2 (L2) do Ethereum.
Essa mudança representa uma evolução no protocolo da Celo, que deixará de ser uma blockchain base autônoma para se integrar diretamente ao ecossistema Ethereum, aprimorando as capacidades da rede e trazendo maior funcionalidade.
A proposta de transição para Layer 2 veio do desenvolvedor principal da Celo, cLabs, em julho de 2023. Desde então, a plataforma tem operado duas testnets, a Dango, lançada em julho de 2024, e a Alfajores, que deve ser atualizada para L2 em 26 de setembro.
CELO dispara após elogios de Buterin
De acordo com um comunicado da Celo sobre a transição para L2, essa evolução representa um marco significativo no relacionamento da rede com o ecossistema Ethereum. Afinal, a mudança trará diversas vantagens no que diz respeito à integração entre as duas blockchains, o que anteriormente não era possível.
Além disso, ao se tornar uma solução de Layer 2, a Celo se alinhará de forma mais estreita à vasta rede do Ethereum, proporcionando à sua comunidade um ambiente mais confiável para inovações.
Em 23 de setembro, a cLabs descreveu a Celo como uma “extensão cultural” do Ethereum, em referência a um artigo publicado por Buterin em maio, intitulado “Layer 2s como extensões culturais do Ethereum”. Apesar de compartilhar o código e a compatibilidade total com EVM para contratos inteligentes, a Celo difere do Ethereum em vários aspectos, como no uso de carteiras blockchain, já que a Celo opera em uma blockchain independente.
Após os elogios de Buterin, o token CELO disparou. De acordo com dados do CoinGecko, o preço do criptoativo saltou mais de 23% nas últimas 24 horas e agora custa US$ 0,66.