O projeto de identidade digital Worldcoin negou as alegações de que permitiu que membros internos lucrassem com movimentações de seu token, ressaltando que tem “tolerância zero” para tais atividades.
Em 17 de julho, a conta de insights de finanças descentralizadas (DeFi) DeFi Squared publicou um post no X (antigo Twitter) alegando que o projeto Worldcoin estava envolvido em manipulação de preços de seu token, Worldcoin (WLD).
Além disso, a conta sugeriu que alguém da equipe poderia ter “usado informações privilegiadas” para comprar o token antes do anúncio de um atraso no cronograma de desbloqueio do token nativo.
Além da DeFi Squared, o investigador cripto pseudônimo ZachXBT também se pronunciou. Ele acusou a Worldcoin de permitir que insiders lucrassem com seu “token de golpe”. O analista de blockchain disse ainda que membros da equipe e capitalistas de risco são cúmplices no que ele descreveu como “o maior token de golpe da alta do mercado”.
Worldcoin nega acusações
Um porta-voz do Worldcoin negou categoricamente as alegações. De acordo com o porta-voz, eles estão levando essas acusações a sério e não permitiriam tais atividades.
“A Worldcoin Foundation e a contribuidora Tools for Humanity levam a sério qualquer alegação de negociações internas, mesmo que infundadas e sem comprovação, e teriam tolerância zero para tal atividade caso ocorresse”, disse ele ao Cointelegraph.
O porta-voz acrescentou que as duas organizações não encontraram evidências que validem as alegações de atividades de negociação interna e manipulação de preços. O representante do Worldcoin afirmou ainda que eles mantêm uma política rigorosa de integridade de mercado que visa prevenir essas atividades.
Ainda segundo ele, as pessoas cobertas por suas políticas estão “em todos os momentos proibidas de divulgar informações confidenciais relevantes para decisões de compra do WLD”.
As recentes alegações contra o Worldcoin surgem em meio à decisão de adiar o desbloqueio de 80% do suprimento de WLD por dois anos. Em 16 de julho, a Tools for Humanity publicou um post no blog estendendo o período de desbloqueio dos tokens mantidos por seus membros e investidores.
Após o anúncio do atraso no desbloqueio, os preços do WLD dispararam 68% em dois dia. Atualmente, o token está cotado a US$ 2,32, com uma queda diária de quase 6%, de acordo com o CoinGecko.