A Whale Alert, perfil de monitoramento das principais criptomoedas e exchanges no twitter, informou que na tarde de ontem (18), ocorreu uma única transferência de 789.525 ETH, aproximadamente 105 milhões de dólares, entre uma carteira PlusToken e uma carteira até então desconhecida.
O golpe da PlusToken, conhecido como um dos maiores esquemas ponzi do mundo, conseguiu levantar um total de 2 bilhões de dólares, entre BTC, ETH, USDT e OMG, que foram depositados por vítimas da carteira chinesa.
Apesar de parte da quadrilha ter sido presa, as contas com as criptos roubadas continuam sendo movimentadas, sugerindo a existência de pelo menos mais um envolvido ainda não identificado.
A Chainalysis, empresa de análise das principais blockchains, rastreou esses 2 bilhões de dólares distribuídos entre várias criptomoedas, e constatou que parte do dinheiro levantado foi usado para pagar os investidores iniciais, ajudando a manter a ilusão de alta rentabilidade e atraindo novas vítimas para o golpe.
A empresa de análise ainda identificou artifícios usados pelos criminosos para tentar dificultar o rastreamento das moedas roubadas. Além de usarem a Wasabi Wallet, que utiliza protocolo Coin Join para dificultar o rastreamento dos fundos roubados, realizando mais de 24 mil transações e mais de 71 mil endereços diferentes, os criminosos usaram de transferências em cascata, movendo os fundos entre contas de maneira rápida e sacando pequenas quantias em mercados de balcão (OTC) entre uma transferência e outra.
O alerta deixou alguns investidores da Ethereum preocupados, pois como já noticiado, o golpe da PlusToken impactou negativamente o valor do Bitcoin. Alex Krüger, economista, trader e analista, compartilhou o anúncio da grande movimentação de ETH em seu twitter, alertando seus seguidores.
Sobre a ETH
No início do mês, a Ethereum implementou com sucesso o hard fork Istambul, trazendo seis novas propostas de melhorias para rede Ethereum, que pretendem resolver problemas referente aos custos de gás da rede, interoperabilidade com equipamentos cripto de Proof of Work e melhorar a resistência da rede contra ataques de negação de serviço.