A União Europeia havia imposto novas sanções a plataformas de criptoativos na Rússia devido à guerra com a Ucrânia.
O Bitnotícias havia reportado o acontecimento e mostrado que as exchanges de criptoativos não haviam aderido à nova sanção, ou não haviam se pronunciado sobre o assunto.
A Crypto.com possui sede em Cingapura, mas devido ao seu projeto de expansão pela Europa está optando por sancionar os usuários russos
Agora a exchange Crypto.com anunciou a proibição de acesso à exchange aos cidadãos russos.
A partir desta sexta-feira (14) os usuários que tentaram fazer novos cadastros na exchange usando um número de telefone registrado na Rússia não tiveram suas contas aprovadas.
De acordo com o portal russo, Bits.media, a Crypto.com “informou que a introdução de restrições para usuários da Rússia está associada a novas regras aprovadas pela União Europeia”.
Assim, os usuários da Federação russa não poderão mais transacionar criptoativos usando a exchange.
A Crypto.com instruiu os usuários russos a retirarem seus saldos da exchange.
Assim como também, os saldos em dinheiro FIAT serão devolvidos às suas contas bancárias ou transformados em USDC para a possível retirada pelos usuários.
De acordo com o Bits.media, em contato do portal com a exchange Crypto.com, um representante de atendimento ao cliente afirmou que as diretrizes sobre estes procedimentos serão enviadas aos clientes russos da exchange.
Conforme o Bitnotícias citou em sua reportagem, as exchanges que não possuíam sedes na União Europeia não haviam aderido à sanção, entretanto, a exchange Crypto.com está lançando uma filial regional na França, o que certamente levou a exchange a tomar tal decisão.
A empresa Blockchain.com também anunciou a adesão à sanção, e deixará de fornecer serviços aos russos.
A data limite para a retirada dos fundos da exchange será no dia 27 de outubro.