O mistério sobre a identidade do criador do Bitcoin permanece oculto e constantemente agita o mundo das criptos. Entre deturpações e evidências implausíveis, os cripto-investidores rapidamente se desencantam ao ver farsas anunciadas.
Sabe-se que o Bitcoin foi desenvolvido por Satoshi Nakamoto. Mas quem é ele? Ou talvez seja um grupo de desenvolvedores? Há mais perguntas do que respostas. No entanto, tais circunstâncias são muito favoráveis para os impostores divertirem o público.
Mais um Satoshi Nakamoto?
Quase 3 anos atrás, em maio de 2016, a comunidade achou que o mistério poderia ter sido revelado. Foi relatado que o empresário australiano Craig Steven Wright poderia ser o verdadeiro criador do Bitcoin.
À primeira vista, parecia ser bastante convincente, já que Wright até tentou provar sua identidade postando uma assinatura digital que havia sido assinada pela chave privada de Nakamoto (pelo menos, Wright disse isso).
No entanto, como foi revelado um pouco mais tarde, não foi uma assinatura real, apenas uma cópia (e francamente falando, não foi muito surpreendente).
Agora, um novo Satoshi Nakamoto acaba de chegar! E ele é ninguém mais do que o desenvolvedor do Bitcoin Cash.
Amaury Sechet decidiu usar sua conta no Twitter com 13 mil seguidores para revelar um dos principais segredos do mundo da criptografia. Ele publicou “Eu sou Satoshi Nakamoto!” em sua conta pessoal.
Para deixar mais claro, ele publicou mais de uma vez.
No entanto, não parece que a comunidade do Twitter o levou a sério. E uma das razões é que as pessoas ainda se lembram do infame Craig S Wright que, coincidentemente, também reagiu à declaração de Sechet dizendo “Oh, uma vergonha que você não consegue entender até mesmo o básico sobre bitcoin. Por favor, continue por esse caminho. Não me permita parar você. Que tal você fazer um juramento formalmente…“.
De acordo com o desenvolvedor do Bitcoin Core, Gregory Maxwell, não é tão difícil fingir ser Satoshi e até tentar provar isso como pode parecer. Ele explicou:
“Então, por exemplo, há alguns anos, Craig Wright alegou ‘provar que ele era Satoshi’ simplesmente copiando algumas assinaturas pré-existentes do blockchain e publicando instruções um tanto ofuscadas para verificá-las. Foi descoberto muito rapidamente, mas ainda conseguiu enganar muita gente – eles estavam muito envolvidos com o burburinho para pensar no óbvio”.
Apesar do fato de que a comunidade não está muito impressionada com a declaração do proeminente desenvolvedor do BCH e não o levou muito a sério, este ainda não é o fim da história.
A CCN foi atrás de respostas e entrevistou Amaury Sechet. E ele desmentiu toda a história. Na verdade, ele diz que isso foi “uma demonstração do que outros golpistas fizeram”. Para esclarecer, ele diz que Craig Wright e outros fizeram declarações falsas ao trono de Satoshi Nakamoto. Como Gregory Maxwell explicou, infelizmente, isso é feito com facilidade.
“Foi uma demonstração do que outros golpistas fizeram. Ele tira o vento de suas velas [do barco]. Craig Wright, outros antes dele. Outros farão isso depois.” disse Sechet em entrevista.