A empresa de investimentos, ProShares, lançará o primeiro ETF de futuros de bitcoin de curto prazo dos Estados Unidos.
Apostando para baixo
A Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) receberá nesta terça-feira (21) o primeiro fundo negociado em Bolsas de Valores (ETF) que aposta na queda do bitcoin.
O ProShares Short Bitcoin Strategy (ticker BITI) oferecerá aos investidores um tipo de investimento que aposta na queda do preço do bitcoin.
O BITI foi projetado para fornecer o inverso do desempenho do S&P CME Bitcoin Futures Index.
De acordo com a ProShares esta é a oportunidade do investidor que quer se proteger do preço do bitcoin no curto prazo, apostando em sua queda, com a conveniência do custo-benefício e liquidez de um ETF.
A sua subsidiária, a ProFunds, também lançará amanhã o investimento em fundos mútuos Short Bitcoin Strategy ProFund (BITIX).
Assim, a ProShares terá o BITO, que foi o primeiro ETF em futuros de bitcoin lançado nos Estados Unidos, e agora estes dois tipos de investimento para apostar na queda do bitcoin.
O BITO, que teve sucesso estrondoso em seu lançamento, atualmente é o terceiro pior ETF em desempenho e sofreu desvalorização de mais de 70% desde seu lançamento.
O pedido da ProShares para o BITI foi aprovado rapidamente pela SEC norte americana, que o recebeu em março deste ano.
Além da ProShares, as empresas Direxion e a AXS, também entraram com pedido de ETF de short em futuros de bitcoin mais ou menos no mesmo período, que indica que outros ETFs idênticos a este deverão ser lançados.
Vale lembrar que no Canadá a Horizon já havia lançado um ETF que apostava na queda do bitcoin que também se chama BITI, o Inverse Bitcoin, lançado na Bolsa de Valores de Toronto.