A Associação Brasileira de Criptoeconomia, ABCritpo, pretende acabar com a má fama vinculada às criptomoedas aqui no Brasil. Para isso, a Associação irá lançar hoje, às 19h30, um código de autorregulação para os setor. Contudo, este código só deverá entrar em vigor em 1º de setembro de 2020.
“Nos últimos três anos, a demanda por criptos cresceu mais de dois dígitos por ano no Brasil e no mundo. A gente furou a bolha daquele grupo inicial de entusiastas, e isso torna necessário fixar padrões de atuação”, afirma Safiri Felix, diretor-executivo da ABCripto.
A demanda por uma regulação para o setor já foi levantada no Congresso e na CVM, onde atualmente se encontram parados pelo menos quatro projetos. Contudo, a autarquia reluta em aceitar os ativos digitais sob sua autoridade.
Assim, prevendo que essa lacuna jurídica permaneça por mais tempo, a associação composta pelas principais empresas do mercado irá apresentar, hoje (13), um código de autorregulação. “Mesmo que essas discussões levem mais tempo, enquanto isso já traçamos um caminho para um marco regulatório para essas empresas”, comenta Felix.
O projeto será apresentado nesta quinta-feira, às 19h30 durante uma live no canal do YouTube da Pligo. Além disso, a transmissão será veiculada nas redes sociais das empresas associadas ao ABCritpo.