O rapper e empresário Akon, tweetou nesta segunda-feira (13), que conseguiu a aprovação oficial para a construção da “Akon City” no Senegal, a primeira “cidade cripto” do mundo. O cantor, que é descendente de senegaleses, havia revelado seus planos em julho de 2018, e na época ele informou que a cidade seria erguida 2 mil acres de terra doado pelo presidente do país.
O novo empreendimento de Akon será construído na vila costeira de Mbodiene, cerca de cinco minutos de distância do novo aeroporto internacional do Senegal. A Akon City será uma campanha ambiental e uma vila de turismo sustentável regulamentada, visto que na semana passada, o cantor assinou um “memorando de entendimento” junto a empresa estatal de turismo SAPCO.
Segundo o cantor, a cidade cripto será negociada exclusivamente com sua moeda digital, a Akoin, que deverá ser lançada em julho deste ano. Porém, o projeto da cidade poderá levar 10 anos para ser concluído. Em entrevista à rádio Power 106, Akon afirmou que “isso é um projeto de construção de 10 anos, por isso estamos fazendo em etapas. Começamos a construção em março [de 2019] e a segunda etapa será em 2025”. Akon ainda afirmou que a nova cidade será totalmente sustentável.
A Akon City não é o primeiro empreendimento do rapper na África. Em 2014, ele lançou a Akon Lighting Africa, um projeto que leva energia elétrica para diversos países africanos. O cantor também defende o uso de blockchains para tornar os africanos mais livres de seus governos, “eu acho que a blockchain e a criptomoeda podem ser as salvadoras da África de várias maneiras, porque traz o poder de volta ao povo”, completando que “a tecnologia de criptomoeda e blockchain oferece uma moeda mais segura que permite que as pessoas na África se promovam independentemente do governo”.
Em setembro do ano passado, a Binance Research, o braço de pesquisas da grande exchange sediada em Malta, identificou um crescente interesse por Bitcoin pelos países africanos, impulsionado pelos recentes lançamentos de grandes exchanges no país, como OKex e Paxful.