Nos últimos 40 anos, os planos de aposentadoria mudaram em todo o mundo. Os governos migraram gradualmente de uma aposentadoria com benefícios fixos, como planos de pensão padrão, para programas de contribuição definida.
Embora este último plano de aposentadoria seja muito questionável, e só funcione plenamente em países com um histórico de baixa inflação e breves recessões, é o modelo atual para a grande maioria dos países. Por esse motivo, cada vez mais trabalhadores têm optado por investir em uma poupança privada.
Desvalorização do instrumento financeiro é a maior ameaça
Contudo, para aqueles que ainda estão no mercado de trabalho, investindo ou não em uma poupança privada, a desvalorização do dólares e euros pode ser desastrosa. Todo o investimento feito ao longo de anos pode perder valor aquisitivo se uma recessão minar o valor dos principais instrumentos financeiros, como o dólar e o euro, como apontou o analista financeiro Davincij15, em um recente tweet.
O analista observa que entende a importância de começar a investir cedo em um plano de aposentadoria. Contudo, Davincij15 alerta que todo esse investimento pode se tornar inútil se a inflação correr o valor do fiat. Por esse motivo, ele defende o uso do Bitcoin como um possível hedge.
De fato, o Bitcoin vem se tornando uma opção de investimento como um plano de aposentadoria para os mais jovens. Cada vez mais, trabalhadores com menos de 35 anos estão optando por adicionar ativos de blockchain às suas carteiras de aposentadoria. Assim, eles podem proteger sua aposentadoria de inflação ou de outras crises econômicas.
E não é só entre os jovens que o Bitcoin tem chamado atenção.
Recentemente, a 3iQ, uma administradora de fundos cripto do Canadá, listou o primeiro fundo de Bitcoin na Bolsa de Valores de Toronto (TSX). O fundo permite que canadenses que já se preocupam com sua aposentadoria, invistam em contas de poupança livres de impostos (TFSA). Assim, os canadenses agora tem uma opção para expor suas aposentadorias a ativos criptográficos.