No dia 3 de janeiro de 2009, uma pessoa ou grupo de pessoas sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto lançou a principal rede Bitcoin, obtendo o primeiro Bloco Genesis com 50 BTC.
Alguns meses antes do lançamento da rede, em 31 de outubro de 2008, foi publicado o white paper da primeira criptomoeda.
A primeira transação de Bitcoin ocorreu no dia 12 de janeiro de 2009 – Satoshi Nakamoto enviou 10 BTC para Hal Finney. Três dias antes, a versão do software Bitcoin 0.1 foi publicada.
No entanto, a primeira transação no mundo real para o Bitcoin ocorreu em maio de 2010, quando o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas do Papa John’s por incríveis 10.000 Bitcoin. Essa quantidade de Bitcoins poderia comprar milhões de pizzas hoje.
Em julho de 2010, ocorreu o primeiro rally – de US $ 0,0008 a US $ 0,08. Assim, nos últimos 10 anos, o Bitcoin cresceu 9.000.000%. Durante o mesmo período, o ouro subiu apenas 25%.
Bloco Genesis
É chamado Genesis Block ou Block # 0, e é o primeiro bloco extraído da história do Bitcoin, não apenas marcando o início da criptomoeda, mas também sua tecnologia básica: a blockchain.
O primeiro bloco, Bloco Genesis, é fundamental para criar qualquer blockchain, pois pode gerar a base da rede. Portanto, todas as criptomoedas baseadas em blockchain, como Ethereum, Litecoin ou outras, têm os mesmos blocos ou similares.
Como não há outros blocos antes deste bloco, ele é diferente de todos os outros da rede. O Bloco Genesis também é usado para garantir a comunicação entre dois nós. Isso ocorre porque dois nós só podem ser conectados entre si se tiverem o mesmo bloco de origem.
Outro fato interessante é que o Bloco Genesis gerou uma recompensa de BTC 50. O valor desses 50 Bitcoins quando foram gerados em 2009 foi inestimável, porque o primeiro registro do preço da moeda foi em 17 de março de 2010.
No entanto, esses 50 Bitcoins não podem ser usados. O dinheiro foi recebido por este endereço público. Hoje, existem 68 BTC na carteira, porque a comunidade cripto doa Bitcoin como forma de agradecimento à rede. No aniversário de 11 anos do BTC, tem pelo menos 4 depósitos realizados por motivo de comemoração.