Ankr, um hub de desenvolvimento web3, e Optimism, provedor de soluções de Layer 2, uniram forças para introduzir o Rollup as a Service (RaaS), visando aprimorar a escalabilidade e o desempenho de aplicativos baseados em Ethereum.
A escalabilidade permanece um desafio central na tecnologia blockchain, especialmente para o Ethereum, que hospeda um número significativo de aplicativos descentralizados. Para enfrentar esse desafio, Ankr e Optimism anunciaram uma parceria na terça-feira, 14 de novembro, durante o OP Labs’ Onchain Summit em Istambul.
Essa colaboração resultou no lançamento do Rollup as a Service (RaaS) da Ankr, uma solução projetada para facilitar a rápida criação e implantação de Chains dedicadas do Optimistic Ethereum (OP).
O serviço permite que os usuários estabeleçam soluções independentes de Layer 2, personalizadas para suportar o tráfego de aplicativos ou projetos específicos. Segundo o comunicado, essa abordagem visa fornecer um ambiente mais eficiente e escalável para aplicativos baseados em Ethereum, atendendo a uma demanda crescente na indústria.
Tess Rinearson, Head of Product no OP Labs, comentou sobre a colaboração, enfatizando o objetivo de tornar mais fácil para os desenvolvedores atrair novos usuários para um ecossistema Superchain em expansão.
Ethereum, OP e Ankr
Rollups são um tipo de solução de escalabilidade para blockchains, especialmente Ethereum, projetados para lidar com os desafios de throughput de transação limitado e altos custos de transação.
Eles funcionam executando transações fora da blockchain principal em redes secundárias, garantindo que seus resultados sejam refletidos na cadeia principal. Esse processo envolve agrupar ou “agrupar” várias transações em uma única transação, que é então registrada na blockchain.
A maioria dos rollups se enquadra na categoria de Zero-Knowledge Rollups (ZK-Rollups) e Optimistic Rollups. ZK-Rollups geram uma prova criptográfica, que é então enviada para a blockchain, sendo mais seguros. Por outro lado, os optimistic rollups presumem que as transações são válidas por padrão e são muito menos intensivos em recursos.
Rollups são cruciais para melhorar as redes de blockchain, especialmente pelos seguintes motivos:
- Aumento do Throughput de Transações: Permitem o processamento de transações fora da blockchain principal, aumentando significativamente o número de transações que uma blockchain como o Ethereum pode lidar, sendo especialmente útil durante períodos de congestionamento.
- Redução das Taxas de Gás: Ao agrupar várias transações, os rollups reduzem os custos de transação no Ethereum, principalmente durante períodos de congestionamento de rede.
- Viabilização de Aplicações Complexas: O aumento do throughput e a redução dos custos tornam viável executar aplicativos descentralizados complexos que são impraticáveis na blockchain principal devido às suas limitações.
Apesar dos inúmeros benefícios, a complexidade técnica dos rollups pode ser uma barreira. Implementar e interagir com soluções de rollup exige um entendimento mais avançado tanto dos desenvolvedores quanto dos usuários.