Recentemente, o artista, Pascal Boyart, pintou um mural em Paris chamado “Confissões de um Bobo da Corte Vermelho”, uma interpretação moderna da pintura de 1862, “Stańczyk”, de Jan Matejko.
Na versão de Boyart, o bobo da corte é cercado por notas fiduciárias no chão e tem o que parece ser uma tabuleta na mesa ao lado dele. Boyart descreveu a pintura como sendo sobre dinheiro fiduciário e flexibilização quantitativa.
Para completar a obra, há um grande código QR no canto inferior esquerdo, junto com um logotipo Bitcoin pintado com spray e um endereço de carteira abaixo. O código QR permite que qualquer pessoa que o escaneie doe Bitcoin diretamente ao Boyart sem nenhum tipo de intermediário.
Hoje (10), Boyart twittou que até agora recebeu 0,0514 BTC desde a primeira revelação da obra de arte há cinco dias, ou pouco menos de US $ 500 até o momento.
No entanto, esta não é a primeira vez que Boyart mistura arte com criptomoedas e blockchain. O artista usa códigos QR em suas pinturas desde 2017 e recebeu mais de 1,3 BTC (quase US $ 12.000 até hoje) em doações nos últimos três anos. Além de que, ele até escreveu um tutorial para ajudar outros artistas a fazer o mesmo.
Boyart também tem links para doação de criptomoedas em seu site para Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Monero. Além disso, Boyart tokenizou seu próprio trabalho artístico como tokens não fungíveis (NFTs), vendendo várias peças – algumas com animação adicional – divididas em fragmentos colecionáveis via OpenSea.