A Pontem, rede experimental da Associação Diem, formalizou uma parceria com a PinkNode, um protocolo de nós da blockchain do PolkaDot.
O Diem é o protocolo de stablecoin antigamente denominado Libra, encabeçado pelo Facebook e que atualmente possui o suporte de mais de 30 empresas.
Tal parceria pode levar as duas blockchains a formarem as cadeias paralelas ou parachains dentro da rede Kusama na blockchain do PolkaDot.
A Pontem anunciou que através desta parceria pretende levar o Diem a produzir uma ponte entre seu protocolo de stablecoin e a rede Ethereum.
Também vai ajudar o Diem a introduzir novos recursos que serão testados no ecossistema PolkaDot.
A ideia do Diem é interessante e embasada nos problemas regulatórios que passou o projeto Libra.
No intuito de se esquivar de novas problemáticas regulatórias o Diem acha difícil construir soluções de código aberto que poderão competir com blockchains descentralizadas, como o Ethereum e o próprio PolkaDot.
Assim, a rede Pontem usará o kit de desenvolvimento de software da Polkadot, o Substrate, para construir uma blockchain com uma base de código quase idêntica ao do Diem.
A Pontem e o Diem captaram mais de US$ 4,5 milhões de dólares para desenvolverem a tecnologia de implementação de nós e outros endpoints de API na rede Kusama.
Com isto todos os projetos do Diem serão primariamente testados na rede PolkaDot para depois serem implementados na blockchain do Diem.
De acordo com os desenvolvedores da Pontem, isto beneficiará tanto o Diem quanto o PolkaDot, pois poderá conectar 2,7 bilhões de usuários do Facebook à rede DeFi do PolkaDot que tem seu lançamento programado ainda para este ano.
Assim também, O Diem poderá emitir sua stablecoin lastreada em moeda fiduciária para ser integrada aos serviços bancários e de e-commerce do Facebook.
O bom para o Facebook é que este movimento estratégico é para driblar a resistência dos reguladores em relação aos empreendimentos da Associação Diem.