A Associação Diem iniciou os testes de rede de sua stablecoin, o Diem.
A ex Associação Libra renomeou em dezembro de 2020 tanto o seu projeto quanto a sua stablecoin (Libra) para Diem, devido à sua associação inicial com o Facebook, e as regulamentações pesadas da Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC).
Agora a Associação Diem parece caminhar mais leve rumo ao lançamento de sua stablecoin.
Os desenvolvedores do protocolo também confirmaram durante a sessão de testes que o Diem realmente será indexada 1:1 com o Dólar americano.
Havia a possibilidade da stablecoin ser lastreada a outras moedas fiduciárias ou cesta de ativos.
A gerência do projeto recusou-se a criar uma stablecoin multimoedas, cujo custo seria calculado com base em outras criptomoedas estáveis lastreadas em moedas fiduciárias.
De acordo com os desenvolvedores do protocolo, o número de transações na rede de teste Diem chegou a 50 milhões em um único dia.
Cerca de 221.000 endereços individuais interagiram com Diem.
As transações foram realizadas com diferentes moedas para testes versáteis, onde a empresa calculou que em média pode-se realizar 3 transações por segundo.
A rede do Bitcoin consegue registrar em média 4 transações por segundo, e a rede Ethereum tem transacionado até 30 negociações por segundo, o que tem superlotado a rede e exacerbado o valor das taxas cobradas.
O teste está sendo realizado para eliminar possíveis problemas antes do lançamento da rede principal do projeto.
O Diem pretende revolucionar o mercado de pagamentos tradicional, permitindo pagamentos rápidos com taxas baixas.