De acordo com dados coletados pela Arkane Research, a Bakkt registrou um aumento de 1.600% na entrega de Bitcoin físico (BTC) para contratos futuros. A bolsa, operada pela Intercontinental Exchange (ICE), lançou os futuros de Bitcoin em 23 de setembro de 2019.
O início do derivativo financeiro gerou grandes expectativas na comunidade cripto. Isso ocorre porque os contratos futuros são fisicamente apoiados pelo Bitcoin. Muitos acreditavam que essa possibilidade seria o gatilho para uma nova bull run, pois poderia aumentar a demanda por BTC. No entanto, as negociações de futuros de Bitcoin na Bakkt tiveram um começo decepcionante.
No entanto, o nível de Bitcoin entregue para a liquidação de contratos futuros permaneceu baixo desde a sua introdução. Apenas 15 contratos futuros foram liquidados na bolsa em outubro. Houve um ligeiro aumento em novembro e a entrega física de 17 Bitcoins foi relatada, antes do volume em dezembro cair para apenas 8 contratos. Esses números são ainda mais significativos quando analisamos os volumes negociados durante esses meses: subiu de 73 BTCs no valor de US $ 700.000 em setembro para 1.785 BTCs no valor de US $ 12,86 milhões em dezembro de 2019, de acordo com a Bakkt Volume Bot.
Janeiro marcou uma nova tendência e a bolsa registrou um aumento de 8 para 232 contratos físicos futuros liquidados no valor de US $ 8 milhões. Além disso, o Bakkt Volume Bot registrou um volume de negociação de 2; 150 contratos no valor de US $ 20 milhões (um aumento de 171%) e um aumento no Open Interest de 14%, no valor de US $ 6 milhões.
No entanto, em um futuro próximo, o Bitcoin físico entregue poderá diminuir devido ao lançamento do Bitcoin Futures liquidado em dinheiro na Bakkt. A bolsa deu esse passo para competir com a CME. Os contratos liquidados em dinheiro estão listados na ICE Futures Singapore e podem ser usados em todo o mundo sem restrições.
A aceitação de contratos físicos de Bitcoin na comunidade não é a mesma para contratos liquidados em dinheiro. Esses derivativos são fortemente criticados pela influência ou manipulação que eles têm no preço spot do Bitcoin.
Segundo uma pesquisa da Arcane Research, esse foi o caso dos contratos futuros oferecidos pela Chicago Mercantile Exchange (CME). Durante os primeiros meses do lançamento dessas opções, o Bitcoin perdeu valor em 75% dos casos cerca de 1,5 dias antes do vencimento dos contratos.