O Royal Bank of Canada (RBC), o maior banco global com sede no Canadá, irá abrir uma exchange de criptomoedas, de acordo com um relatório da The Logic.
O portal afirma que o RBC quer permitir que os clientes negociem criptomoedas como Bitcoin e Ethereum para fins de investimento, além de fornecer uma plataforma para compras de criptomoedas na loja física e online.
O banco também planeja incluir a oferta de contas bancárias de criptomoeda aos clientes, embora o meio de comunicação afirme que o RBC não respondeu diretamente a pedidos de comentários sobre o lançamento proposto.
O RBC registrou quatro patentes relacionadas a bancos de criptomoeda nos Estados Unidos e explora possíveis aplicativos bancários de tecnologia blockchain desde 2017.
“Não consigo pensar em um dos grandes bancos em qualquer lugar do mundo que possua uma patente diretamente relacionada a uma bolsa de criptomoeda”, disse Marc Kaufman, sócio da Rimon Law em Washington, D.C..
Enquanto isso, no início deste ano, David McKay, CEO do RBC, disse que o banco está experimentando blockchain para tokenização. “O blockchain é uma oportunidade no futuro de pegar ativos menos líquidos e torná-los mais líquidos. Eu acho isso emocionante.”
Um dos principais bancos do mundo
Se o RBC prosseguir com o lançamento da bolsa de criptomoedas, poderá se tornar imediatamente a exchange doméstica mais proeminente do setor – e um participante internacional muito importante.
De acordo com o relatório trimestral mais recente do banco, seu lucro líquido no terceiro trimestre foi de US $ 2,5 bilhões, enquanto sua receita trimestral foi de US $ 8,7 bilhões. O banco tinha mais de US $ 1 trilhão em ativos no final do terceiro trimestre.
O RBC também afirma que é um dos 15 principais bancos do mundo com base em capitalização de mercado. Além das operações no Canadá, o RBC diz que 23% de sua receita provém de suas atividades nos Estados Unidos e 15% de outras partes do mundo.
E o banco diz que emprega mais de 86.000 funcionários, com uma base de clientes de mais de 16 milhões.