O Federal Bank na Índia firmou uma parceria com a Ripple Inc, empresa de remessas globais apoiada pela blockchain, para remessas internacionais através de sua rede.
O anúncio afirma que a nova parceria permitirá que o Banco Federal participe de remessas cross border através da rede Ripple.
O anúncio acrescenta que a plataforma da Ripple oferece transações “mais seguras e protegidas” para o banco, e a parceria foi confirmada pelo CEO Shyam Srinivasan e pelo vice-presidente sênior da Ripple, John Mitchell.
O banco do setor privado entrou nesta parceria com Srinivasan dizendo que o Banco Federal é crucial para a indústria de remessas da Índia. Considerando este importante papel, ele acrescentou que é “apenas natural” para eles trazerem “a mais recente tecnologia”, que é o que os levou a Ripple.
Com a Ripple, e como pioneiro no uso de tecnologia avançada, o credor indiano também lançou um novo aplicativo voltado para a comunidade NRI para receber OTPs e alertas para transações em suas contas com o Federal Bank de forma instantânea e segura. Srinivasan disse:
“O aplicativo resolve o problema de entrega atrasada de OTPs e alertas e está disponível nas plataformas Android e iOS.”
Srinivasan estimou que as remessas para a Índia em 2018 ultrapassariam em muito os US$ 70 bilhões. De acordo com a previsão do Banco Mundial, a Índia manteria sua posição como principal recebedora de remessas do mundo em 2018, com sua diáspora enviando 80 bilhões de dólares de volta para casa. Srinivasan também disse que o setor bancário indiano testemunhou outro ano de crescimento robusto com um crescimento de crédito de 14% e um crescimento de depósitos de 10%.
As ações do Banco Federal subiram mais de 2% no dia 29 de março após o anúncio.