De acordo com a Aftab News, dados de cerca de 15 milhões de cartões de débitos no Irã foram expostos, caracterizando a maior violação de segurança financeira da história do país. Segundo o jornal iraniano, foram expostas os dados das contas de clientes dos três maiores bancos do país, o Mellat, Tejarat e Sarmayeh, afetando quase 20% da população.
Mohammad Javad Azari Jahromi, ministro de informações e telecomunicações do Irã, afirmou, porém, que não houve qualquer invasão aos bancos de dados dessas instituições financeiras, e que os dados pessoais foram roubados por um contratado insatisfeito que tinha acesso às contas. Segundo o ministro, o suspeito de ter praticado o crime exigiu um resgate para que os dados não fossem levados à público.
Porém, especialistas em segurança digital suspeitam que agências de inteligência norte-americanas ou israelenses estejam por de trás do vazamento dos dados de milhares de iranianos, conforme apontou um relatório do New York Times.
As informações de cartões de débitos começaram a ser expostos em um grupo no Telegram intitulado “Seus Cartões Bancários”, no dia 27 de novembro. Segundo relatos, além de divulgarem os nomes e números das contas dos correntistas, os malfeitores passaram instruções de como usar esses dados para criar cartões falsos.
Segundo informações publicadas no Telegram, os hackers afirmaram terem exigido uma quantia em dinheiro dos bancos para que os dados não fossem publicados, mas foram ignorados. Então, a motivação do suposto grupo passou ser “queimar” a “reputação de seus bancos da mesma maneira que queimamos seus bancos”, uma tentativa de se aproximarem do povo iraniano, que em protestos recentes queimaram mais de 700 bancos em todo o país.
Esse recente ataque ao sistema financeiro iraniano compõem uma crescente lista de governos envolvidos de alguma forma em guerras cibernéticas, como Irã, Rússia, China, Coréia do Norte, e EUA já sofreram ataques realizados contra alvos civis, como usinas nucleares, infraestrutura elétrica, além de seus sistemas financeiros.