Conforme noticiou a agência de notícias RNS, o vice-presidente da Associação de Bancos da Rússia (ADB), Anatoly Kozlachkov, defende o uso de programas especiais para identificar os proprietários de ativos digitais.
Em entrevista, Kozlachkov descreveu a seguinte situação para defender seu ponto de vista: “você sabe que alguém que lhe deve uma grande quantia em dinheiro possui Bitcoins e você simplesmente não pode fazer nada, porque esse fato é anônimo. Não há procedimentos legais com os quais você possa agir.”
Segundo Kozlachkov, tais programas já existem e são usados pelas agências policiais, o que o vice-presidente da ADB quer é que tais ferramentas sejam usadas pelos tribunais para que ativos digitais possam ser recuperados como parte de processo de execução, falência ou tributação.
Em entrevista à TASS, Kozlachkov afirmou: “por um lado, estamos preocupados em tirar a ferramenta (criptomoeda) dos fraudadores, mas por outro, gostaríamos de dar às pessoas a chance de usá-la legalmente e pagar impostos sobre seus ganhos”.