A BBC, gigante na área de telecomunicações britânica, apresentou um documentário tendencioso sobre o mundo cripto, mostrando que a área é obscura e apresentando alguns escândalos envolvendo pessoas que utilizaram criptomoedas para aplicar golpes. Segundo a própria empresa, o setor deveria passar pelo o que eles chamaram de uma “reforma nas relações públicas”.
O documentário focou sobre o golpe da OneCoin, envolvendo a “Crypto Queen” em um documentário chamado “The Missing Cryto Queen”. O roteiro aborda a história da fundadora da OneCoin, Dra. Ruja Ignatova, que sumiu após aplicar golpes. Ignatova realizava eventos no mundo todo divulgando sua visão sobre as criptomoedas.
Altcoin de “sucesso”
Dra. Ignatova passou a divulgar suas visões em uma época onde as altcoins ainda não eram moedas relativamente populares e, mesmo assim, ela angariou cerca de 4 bilhões de Libras.
Segundo as investigações da BBC, pessoas de cerca de 175 países investiram na visão da Crypto Queen, sendo que esses depósitos aconteceram durante a turnê pelo mundo que a Dra. Ignatova realizava na época. A grande maioria vieram da China, Coreia do Sul, Hong Kong e Alemanha.
Abra Sua Conta na BingX
OneCoin em funcionamento
A Dra. Ignatova acabou desaparecendo junto com o dinheiro dos investidores, desde que foi acusada no EUA de lavagem de dinheiro e esquema de pirâmide. A OneCoin ainda está em funcionamento e possui escritórios na Bulgária.
Segundo porta-voz da BBC, “é comum as empresas tentar minar nossas investigações, a ideia do documentário é trazer a luz todas os problemas que há nesses esquemas. A OneCoin respondeu as acusações, afirmando que “irá provar a inocência no caso”.