Changpeng Zhao (CZ), cofundador e ex-CEO da Binance, reconheceu falhas no processo de listagem de tokens da exchange e propôs mudanças significativas.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), CZ destacou que os problemas surgem. Isso acontece principalmente devido ao curto período entre o anúncio e a listagem dos tokens. Com isso gerando volatilidade e especulação nas exchanges descentralizadas (DEXs) antes mesmo da listagem oficial nas exchanges centralizadas (CEXs).
Curto prazo entre anúncio e listagem causa especulação
TST got listed on Binance. A few thoughts:
1. CZ said “fundamentals”, then talks about a test coin turned meme coin.
I posted to clarify that TST was NOT endorsed by me/us. It was just a test token used in a video tutorial. But every clarification post just made it more viral…
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) February 9, 2025
De acordo com CZ, o atual processo da Binance permite que tokens sejam listados quatro horas após o anúncio, tempo insuficiente para garantir estabilidade no mercado.
Esse intervalo curto leva investidores a especular sobre os preços em DEXs, impulsionando o valor dos tokens rapidamente antes da listagem nas CEXs. No entanto, após a listagem oficial, muitos investidores realizam vendas em massa, o que causa uma queda acentuada nos preços.
O exemplo mais recente foi o caso do token Test (TST), inicialmente criado para um tutorial da BNB Chain, mas que acabou atraindo especulação significativa. O TST registrou uma capitalização de mercado de US$ 489 milhões antes de cair mais de 50% em questão de horas.
or z addresses would've 5x'ed pic.twitter.com/1AwCcoxmVr
— Lama📿 (@Lamaxbt) February 6, 2025
CZ sugeriu que CEXs adotem um modelo semelhante das DEXs, onde a maioria dos tokens é listada automaticamente, sem necessidade de longos processos de avaliação. No entanto, ele enfatizou que essa é apenas uma sugestão como “observador”, pois não está diretamente envolvido nas decisões de listagem da Binance atualmente.
Apesar de Zhao esclarecer que o vídeo “não era um endosso” do token, comunidades de influenciadores da China começaram a promovê-lo e a aumentar seu valor de mercado.
Mudanças podem abrir caminho para lançamentos justos
A discussão em torno das falhas no processo de listagem também está relacionada à popularização de tokens lançados de forma descentralizada. Um exemplo é o token HYPE, que distribuiu US$ 7,5 bilhões em airdrops.
Diferentemente de tokens que chegam às listas das CEXs, os “fair launch tokens” chegam diretamente na blockchain, com preços determinados pelo mercado, sem a necessidade de intervenções centralizadas.
Analistas acreditam que a crítica de CZ pode impulsionar reformas nas exchanges centralizadas e abrir espaço para novos métodos de lançamento de tokens mais transparentes e estáveis.
Isso poderia reduzir a especulação desenfreada e oferecer aos investidores maior confiança nas listagens futuras, além de possibilitar um ecossistema cripto mais equilibrado e menos sujeito a manipulações.