Samson Mow, CEO da JAN3 e especialista renomado em Bitcoin, compartilhou suas percepções sobre a crescente influência do Bitcoin na América Central em uma entrevista com a Forbes Central America.
Mow, conhecido por seu papel na estratégia de adoção do Bitcoin em El Salvador, destacou os fatores-chave que impulsionam a adoção do Bitcoin e sua crescente influência na região.
Ele observou que, com o caso de El Salvador, que adotou o Bitcoin como moeda legal, há uma presença cada vez maior do Bitcoin em toda a região. Em países como Costa Rica, já existe uma grande comunidade de Bitcoin, e ela está crescendo.
Iniciativas dos presidentes da Colômbia e Argentina para integrar o Bitcoin
Na América Latina, a adoção do Bitcoin está ganhando impulso também no cenário político. Na Colômbia, o presidente Gustavo Petro se reuniu com especialistas em tecnologias blockchain, incluindo Samson Mow, para discutir a integração dessas tecnologias na administração pública e no trabalho comunitário, visando potencializar a economia popular com essas inovações.
We're very grateful to @Ministerio_TIC for inviting @Excellion to speak about #Bitcoin at @Col4punto0. 🙏
The JAN3 team and our fellow Bitcoiners were happy to share their insights with President @petrogustavo, while enjoying a glimpse of this amazing country. See you soon! 🇨🇴 pic.twitter.com/JZaBGGeDiD
— JAN3 (@JAN3com) December 3, 2023
Enquanto isso, na Argentina, o presidente eleito Javier Milei propôs reformas econômicas radicais, incluindo a abolição do Banco Central e a dolarização da economia.
Mow vê essas medidas como alinhadas com a adoção do Bitcoin, semelhante à abordagem de El Salvador, sugerindo que a transição para o Bitcoin poderia ser uma solução para os diversos desafios econômicos da Argentina, potencialmente ajudando a eliminar a dívida nacional.
Desafios para os bancos e potencial do Bitcoin
Mow sugeriu que os bancos estão enfrentando um desafio importante, à beira de uma crise existencial, devido aos custos crescentes associados à conformidade e supervisão regulatória.
Como resultado, os bancos estão lutando para atender adequadamente seus clientes, pois atender às demandas dos sistemas de vigilância e controle acarreta despesas substanciais.
Mow propõe que os bancos estão se aproximando de uma encruzilhada onde devem escolher entre suas operações atuais e servir verdadeiramente seus clientes, com o Bitcoin emergindo como uma opção viável.
Bitcoin como tecnologia de poupança e impacto no turismo
Mow descreve o Bitcoin como ‘uma tecnologia de poupança, uma maneira de economizar e gerar riqueza ao longo do tempo’. Ele aconselha as pessoas a olharem além da volatilidade do Bitcoin, enfatizando que seu valor tem aumentado consistentemente a longo prazo.
Mow enfatiza a importância de avançar na adoção do Bitcoin, destacando sua importância global como uma moeda amplamente utilizada. Ele defende a liberdade que vem com o uso de dinheiro que não requer permissão de nenhuma entidade.
Além disso, ele observa que o turismo desempenhou um papel fundamental no aumento do uso do Bitcoin na América Central. Em países como El Salvador e Costa Rica, o número de comunidades aceitando Bitcoin como método de pagamento está se expandindo, abrindo caminho para políticas que facilitam seu uso mais liberal.
- Leia também: Dogecoin pode atingir US$ 0,1 em breve, diz analista