Recentemente, o Bitcoin Gold sofreu um ataque de 51% à sua blockchain, resultando no gasto duplo de 7.167 tokens no valor de US $ 72.000.
Revelado por James Lovejoy, Presidente do MIT Bitcoin Club, a rede do ativo digital sofreu duas reorganizações profundas, ambas resultando em gastos duplos.
Além de que, em sua análise publicada no Github, Lovejoy também apontou que os dois blocos comprometidos foram extraídos usando o mesmo endereço.
“Observamos que no momento do ataque, os depósitos do BTG da Binance eram creditados na conta de uma pessoa para negociação após seis confirmações e estavam disponíveis para saques após doze confirmações”, afirmou.
“Uns catorze ou quinze blocos reorganizados evitaria. Desde então, a Binance aumentou seu requisito de retirada para o BTG para vinte confirmações.”
Uma rede vulnerável?
Historicamente, o Bitcoin Gold é o resultado de um hard fork na blockchain do Bitcoin e surgiu em 2017. Portanto, o ativo é baseado no algoritmo NiceHash, permitindo que os usuários minerem a moeda usando GPU.
Por fim, o relatório de Lovejoy também estimou o custo de gerar cada reorganização em cerca de 0,2 BTC e apontou que o atacante teria recuperado o mesmo valor em recompensas em bloco.
Infelizmente, a moeda também sofreu outro ataque semelhante de 51% em maio de 2018, o que resultou no roubo de US $ 18 milhões em Bitcoin Gold via gasto duplo.