Um investidor de criptomoedas tentou ajudar a Amazônia com uma doação de US $100 mil em Bitcoins através da BitPay, mas foi rejeitado devido às próprias limitações de volume da exchange. O grupo ambiental Amazon Watch, destinatário pretendido dos fundos, disse que o valor foi rejeitado por ser muito alto.
Resposta da BitPay
A BitPay respondeu ao problema e disse ao grupo ativista que eles precisavam reajustar a configuração no painel do comerciante. Uma vez feito isso, eles teriam que esperar que o novo volume fosse aprovado. O processo burocrático irritou algumas pessoas, que achavam que isso era a antítese do que era o Bitcoin.
“Um doador, sem dúvida chateado com o horrível #AmazonFires tentou doar $ 100.000 para a nossa conta hoje e foi rejeitado como muito alto. Queremos entrar em contato com essa pessoa para resolver esse problema, mas não temos como fazer isso. Precisamos da sua ajuda, o mais rápido possível. Obrigado.”, disse a empresa no Twitter.
Um usuário do Twitter, @alex_kaul, sugeriu que a Amazon Watch alternasse para o BTC Pay Server, uma alternativa de código aberto que não exige um percentual de corte de fundos nem coloca restrições nas transações.
No entanto, isso poderia ser ainda mais fácil. Como outro usuário mencionou, @infeza, tudo o que a Amazon Watch precisa fazer é criar um endereço de Bitcoin e torná-lo público. Desta forma, qualquer pessoa pode enviar o que quiser. O grupo ambiental apenas verificaria as transações de graça.
Restrições desnecessárias
Independentemente disso, toda a situação ressalta uma regra importante: se você não possui as chaves, você não é o dono dos fundos. A BitPay destina-se a tornar o processo transacional mais fácil para os comerciantes. No entanto, é preciso lembrar que a exchange é uma entidade centralizada. Além de cobrar taxas, também pode colocar restrições sobre quanto BTC é enviado e para onde é permitido ir.
O fato de que uma doação precisou ser aprovada, é um sinal de que o Bitcoin precisa continuar descentralizado.