De acordo com um estudo recente, a tecnologia blockchain é capaz de mudar os modelos de negócios. A pesquisa, intitulada “Os Impactos da Inteligência Artificial e da Blockchain nos Modelos de Negócios”, será apresentada nos dias 15 e 16 de novembro durante a quinta edição do Fórum de Inovação Estratégica (SIF) da Universidade Ca ‘Foscari, em Veneza.
Na pesquisa, 13% das fontes analisadas afirmam que a blockchain terá um impacto importante no mundo dos negócios, por exemplo, rastreando a propriedade dos ativos em tempo real ou aumentando a transparência das transações ou a confiabilidade das informações trocadas entre as várias partes.
A inteligência artificial, responsável por 23% das fontes analisadas, também terá um impacto significativo, por exemplo, reduzindo erros humanos e acidentes de trabalho, além de aumentar a produtividade.
Ainda mais relevante será o impacto nos processos internos das empresas, onde a blockchain poderá permitir a automação dos processos de troca de dados, reduzindo custos de transação e aumentando a segurança no processamento de dados sensíveis, para 21% das fontes analisadas.
Em particular, graças ao uso de contratos inteligentes, será possível eliminar muitos documentos em papel, ativar a negociação automática de preços, mesmo em tempo real, e garantir as identidades digitais das várias partes que interagem nos mercados. A conseqüência será um aumento na velocidade da troca de informações e da execução de contratos.
Confira as Oportunidades e Comece a Investir
No entanto, isso não só produzirá mudanças no campo técnico e nos modelos operacionais das empresas, mas também em seus modelos de negócios internos, graças à melhoria da eficiência, qualidade e rapidez na tomada de decisões e execução. Isso permitirá fazer as mesmas coisas operacionalmente, mas com mais eficácia.
Os setores mais afetados por essas inovações baseadas em ledger distribuídos serão os setores financeiro e de saúde.
Segundo 28% das fontes analisadas, o setor financeiro será revolucionado diretamente, graças à própria natureza dessa tecnologia, que reduzirá os custos e os riscos de fraude e lavagem de dinheiro, além de aumentar a confiança e a segurança.
De acordo com 15% das fontes analisadas, no setor de saúde, haverá um aumento na eficiência administrativa dos registros atualmente em uso e na facilidade de acesso aos dados históricos dos pacientes, protegendo sua privacidade.
Assim, a blockchain fornecerá benefícios substanciais em termos de privacidade, acessibilidade e descentralização, mas ainda permanecerá fraca em termos de eficiência, flexibilidade e previsão, enquanto a inteligência artificial trará maior eficiência, humanização e previsão. Segundo a pesquisa, a combinação dessas duas tecnologias fundirá seus respectivos pontos fortes para desencadear a próxima revolução digital.
“Nos últimos dois anos, as empresas de consultoria publicaram mais de meio milhão de relatórios sobre os possíveis impactos da IA e da Blockchain no nível corporativo. Os objetivos comerciais desses relatórios levam, no entanto, a prestar menos atenção ao rigor dos métodos de análise adotados e a enfatizar mais as implicações no modelo operacional, e não no modelo de negócios das empresas. Como resultado, há uma maior exploração das possibilidades oferecidas por essas tecnologias para melhorar a eficiência, a qualidade e a tomada de decisões e a velocidade do executivo, em outras palavras, para fazer as mesmas coisas, mas com mais eficácia. A pesquisa por trás deste relatório investiga, com rigor científico, o possível impacto da IA e do Blockchain na estratégia e nos modelos de negócios. A ambição é considerar como essas tecnologias podem permitir fazer coisas diferentes, bem como as mesmas coisas de maneiras diferentes.”, comentou o professor de inovação estratégica da Universidade Ca ‘Foscari Venezia, Carlo Bagnoli.