A ideia de que cada vez mais pessoas estão negociando criptomoedas pode estar errada, segundo notícia publicada pelo Bloomberg no dia 05 de setembro.
O número de novos compradores deveria estar aumentando
Após o pico de 2017, o número de transações efetuadas de endereços únicos à grandes exchanges, como Binance e Bitfinex, diminuiu, conforme dados apurados pela TokenAnalyst.
A Bitfinex, por exemplo, nos últimos dois anos, opera com quedas no volume de transações, enquanto a Binance, maior bolsa do mundo em quantidade total de transações, voltou a operar com níveis do início de 2018.
Para Sid Shekhar, co-fundador da plataforma Token Analyst, esse comportamento indica uma falta de interesse do usuário geral em criptomoedas.
“Se seguirmos a narrativa ‘Bitcoin como porto seguro em tempos de recessão’, o número de novos usuários/ compradores deveria estar aumentando”., afirmou ele.
Outros dados apoiam essa teoria
O volume de transação do Bitcoin em dólares vem diminuindo desde seu pico em 2017, e hoje está em seu nível mais baixo desde maio, de acordo com o Blockchain.com.
Com cada vez menos traders ativos, as exchanges têm diversificado seus serviços a fim de alcançar os usuários avançados. Hoje, a Binance e a Bitfinex, já contam com negociação de margem, empréstimo de criptomoedas e negociação de futuros.
Segundo Jeff Dorman, diretor de investimentos da Arca, “quanto mais produtos você oferece, mais leal é o seu cliente”. Ele ainda aponta que os consumidores preferem um empresas que tenham um portfólio completo de serviços.