O CEO da Polygon Labs, uma das principais plataformas de escalabilidade para o Ethereum, gerou controvérsia ao criticar as redes de camada 3 do Ethereum, alegando que elas desviam valor da rede principal do Ethereum.
Marc Boiron, CEO da Polygon, disse que a Polygon Labs, uma rede de escalonamento de camada 2 para Ethereum, não funciona na camada 3 porque eles não são necessários para escalar as redes existentes.
I’ll say the quiet part out loud: L3s exist only to take value away from Ethereum and onto the L2s on which the L3s are built.
*You do not need L3s to scale*
And this is why Polygon Labs does not work on L3s.
— Marc Boiron (@0xMarcB) March 31, 2024
Enquanto alguns veem essas novas camadas como uma inovação necessária para melhorar a escalabilidade e a eficiência, outros ecoam a preocupação do CEO da Polygon, temendo que possam fragmentar o ecossistema e diluir o valor acumulado na camada 2 e no próprio Ethereum.
Reações da comunidade e especialistas
Os protocolos de camada 3 são construídos sobre L2s para hospedar aplicativos descentralizados específicos de aplicativos, fornecendo uma variedade de soluções para escalabilidade, desempenho, interoperabilidade, personalização e custos.
Alguns desenvolvedores de camada 3 defenderam suas inovações como essenciais para superar as limitações atuais do Ethereum em termos de escalabilidade e custos de transação.
So L3s are basically centralized servers settling on other centralized servers (L2s) — controlled by multisigs
In other words, we just recreated web2 but with higher fees, more scams, and worse UX?
Yay crypto!
— mert | helius.dev (@0xMert_) March 31, 2024
Em 31 de março, o CEO da Helus Labs, Mert Mumtaz, pareceu concordar com Marc Boiron em uma postagem separada no X, afirmando que ‘L3s são basicamente servidores centralizados instalados em outros servidores centralizados (L2s), controlados por multisigs’.
Por outro lado, alguns especialistas em blockchain e economistas digitais expressaram preocupações semelhantes às do CEO da Polygon, sugerindo que a proliferação de camadas pode levar a uma complexidade desnecessária e confusão entre os usuários.
Futuro das camadas do Ethereum e implicações
O debate em torno das camadas 3 do Ethereum destaca um ponto crítico na evolução das blockchains e do espaço DeFi: a busca por um equilíbrio entre inovação, escalabilidade e a manutenção de um ecossistema coeso.
À medida que o Ethereum continua a se desenvolver, com a transição para o Ethereum 2.0 e além, a comunidade enfrenta o desafio de integrar novas tecnologias sem comprometer os princípios fundamentais de descentralização e acessibilidade.
Os principais players atuais no ecossistema L3 e soluções de redes L2 incluem Orbs, Xai, zkSync Hyperchains e o recentemente lançado Degen Chain on Arbitrum Orbit. No entanto, o setor ainda é pequeno em comparação, com apenas quatro tokens L3 listados pela CoinGecko.