Na tarde de ontem (14), começou a ser compartilhado screenshots do novo aplicativo da carteira do yuan digital, desenvolvido pelo Banco Popular da China (PBoC). Uma das primeiras pessoas a compartilhar as imagens foi a Diretora de fusões e aquisições da Binance, Ling Zhang.
Conforme noticiado pela Global Times no final do mês passado, o PBoC tinha acabado de terminar o desenvolvimento das funções básicas da sua moeda digital. Assim, o Banco Central chinês passou a elaborar as leis para a implementação e uso do yuan digital.
Segundo a diretora, em sua fase de testes, o novo aplicativo poderá ser usado apenas em quatro cidades por enquanto, Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiongan. O novo aplicativo já está disponível para download para moradores dessas quatro regiões.
Zhang destacou a participação de Xiongan, pois a cidade que fica nos arredores de Pequim, recebeu um novo projeto de infraestrutura inteligente chamado de “Projeto Cidade Inteligente”.
O projeto busca aprimorar a infraestrutura inteligente da cidade, abrangendo serviços de informações de satélite, reconhecimento de sensores, rede 5G, supercomputação e instalações de big data. O Projeto Cidade Inteligente já atraiu as gigantes da tecnologia do país, como Tencent, Alibaba, JD.com e Baidu.
O lançamento do novo aplicativo chamou a atenção de Changpeng Zhao, que se questionou se o aplicativo teste já estava disponível. CZ também destacou a agilidade na execução do projeto teste.
Ainda não há muitas informações sobre as funcionalidade e como o projeto deverá funcionar em sua fase inicial. Porém, assim a China dá mais um importante passo para se tornar a primeira grande potência econômica a adotar uma moeda digital apoiada pelo Estado.