Se a estória do processo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Ripple em torno do XRP está longe de acabar, esta ganhou mais uma página.
Um cliente da Coinbase residente na Califórnia está processando a exchange por esta ter lucrado com a venda do criptoativo como sendo um Título.
No Processo, Thomas Sandoval alega que a Coinbase vendeu a criptomoeda XRP sabendo que o ativo é um Título, o que configuraria violação da Lei de concorrência justa da Califórnia.
Tal Lei embasa a proteção dos consumidores americanos de publicidade e práticas comerciais fraudulentas.
Conforme consta na Ação, a administração da exchange deveria saber que o XRP era reconhecido como um Título, uma vez que a administração sabia que todos os nós da rede estavam sob o controle da empresa Ripple.
Conforme publicado em sua conta do Twitter, Stephen Palley, sócio da Anderson Kill Technology, Media & Distributed Systems, disse que “não avalia isso como um grande risco para a Coinbase, em comparação com a aplicação da SEC”.
De acordo com Palley, “provavelmente haverá outras Ações coletivas putativas, mas de um ponto de vista de tempo, quantum e despesas, não está claro se a reivindicação da comissão XRP será um enorme risco financeiro no futuro”.
O caso teve repercussão em meados de dezembro quando a SEC americana moveu uma Ação contra a Ripple por negociar Títulos como se fossem criptomoedas.
Agora cabe à Ripple provar que o XRP são criptomoedas e não títulos, ou qualquer outro tipo de ativo, que seja.
Devido à Ação, diversas exchanges anunciaram o cancelamento da negociação do XRP em suas plataformas, o que fez com que o preço do XRP despencasse mais de 60% na maioria das exchanges do mundo.