Um suposto problema da Caixa Econômica Federal fez com que diversos clientes da Nubank tivessem fundos subtraídos de sua NuConta, de acordo com a fintech. Segundo vários clientes que usaram o Twitter para reclamar, os “ajustes” realizados pela Nubank chegaram a diminuir até R$ 600.
Não demorou para que a fintech se pronunciasse e, por meio de sua assessoria de imprensa, a Nubank culpou a CEF pelo erro. De acordo com o banco digital, pagamentos de boletos realizados usando contas da estatal foram creditados com quantia superior ao valor corretor. Assim, “o erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF”, explicou a assessoria.
Contudo, a fintech afirmou que os estornos foram suspensos assim que começaram a ser identificados inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa. Então, a Nubank começou a devolver os valores às contas originais enquanto espera esclarecimento da estatal.
“Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.”
Entretanto, apesar da inconveniência, na manhã desta quarta-feira (08), a fintech informou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que até o final de hoje os valores debitados estariam novamente na conta.