O cantor e produtor musical Akon deu início às obras de sua cidade futurística, a Akon City. A cidade pretende ser a primeira no mundo a utilizar exclusivamente criptomoedas como formas de pagamento.
Em 2018, Akon anunciou que estava trabalhando com o Governo senegalês para construir uma cidade turística com uma economia baseada em criptomoedas.
Em junho de 2020 foi anunciado que a empresa de engenharia e consultoria KE International, formalizara um contrato de US$ 6 bilhões de dólares para a realização do projeto e construção da cidade.
Esta semana o cantor Akon foi à Mbodiéne, departamento de Mbour, para o lançamento das obras da cidade.
O empreendimento se destaca pela modernidade e pelo aspecto arquitetônico futurístico, onde todos os seus segmentos incluindo agricultura, saúde, educação, negócios, esporte, cultura, serão embasados em novas tecnologias sustentáveis.
A área de aproximadamente 50 hequitares fica a cinco minutos do Aeroporto Internacional do Senegal, e “pretende ser um exemplo de uma cidade africana idealista”, disse Akon.
Segundo ele, Akon City irá explorar todo o seu potencial, trabalhando com empresas e universidades americanas para dar aos jovens a oportunidade de se beneficiarem da educação de qualidade disponível na América.
Akon nasceu nos Estados Unidos, mas viveu parte de sua infância em Senegal, voltando posteriormente na adolescência para viver em Nova Jersey.
As parcerias com Instituições americanas formalizadas por Akon buscam trazer oportunidades econômicas e empregos ao Senegal.
A fase 1 de construção, que deve ser concluída em 2023, deve incluir estradas, um hospital, residências, hotéis, uma delegacia de polícia, uma instalação de resíduos, uma escola e uma usina solar
Akon
Recentemente o cantor se reuniu com políticos e representantes da comunidade senegalesa e de Mbodiéne, distrito próximo a onde Akon City será construída, para discutirem a respeito do impacto na regição, e sobre a inclusão de seu povo no empreendimento.
Akon ressaltou que busca criar empregos e oportunidades, além de comentar sobre alguns dos empreendimentos da nova cidade, como a construção de um hospital com mais de 10 mil leitos.
Por fim, Akon ressaltou que espera confiar nas políticas e Legislações sobre criptomoedas na África, ressaltando a importância desta ser a primeira cidade no mundo onde o principal ativo será digital.