A Consensys, empresa por trás de projetos renomados no ecossistema blockchain, anunciou a criação da Associação Linea, uma organização sem fins lucrativos baseada na Suíça que terá como foco o desenvolvimento e a governança da rede Layer 2 Linea, desenvolvida sobre a plataforma Ethereum.
Today we reach a major milestone: Introducing the Linea Association, an independent Swiss non-profit dedicated to advancing our ecosystem’s development and governance. This marks a significant step toward true network decentralization.
For more information, follow @LineaAssn and… https://t.co/Uw58YQwIyQ
— Linea (@LineaBuild) November 13, 2024
Esse movimento é parte da iniciativa de descentralização da Consensys, que visa transformar o projeto em um bem público gerido pela comunidade.
Governança e descentralização com a Associação Linea
A Associação Linea foi apresentada na Devcon e estruturada para garantir a independência do projeto em relação à Consensys, com uma governança baseada em um conselho de diretores e uma assembleia geral.
A estrutura da organização inclui uma tesouraria e um órgão de governança de tokens, com o lançamento do token LINEA previsto para o primeiro trimestre de 2025.
A organização promoverá a descentralização do zkEVM da Linea, que opera em um modelo de prova de participação para validação de blocos, visando tornar a rede acessível e governada pela comunidade, assim como ocorre com o Ethereum.
Lançamento de token e futuro da Linea
O token LINEA, além de permitir a governança descentralizada, oferecerá utilidades adicionais na rede, incentivando a participação de desenvolvedores e usuários. A Consensys ainda não divulgou os detalhes econômicos ou critérios de distribuição dos tokens, mas afirmou que eles serão destinados a contribuintes do ecossistema.
Desde seu lançamento em agosto de 2023, a rede Linea já ultrapassou 230 milhões de transações e possui mais de 420 parceiros, mostrando-se como uma das zkEVMs de crescimento mais rápido no Ethereum.
Este avanço da Consensys reflete um compromisso com a descentralização e o fortalecimento de uma governança transparente para o futuro das finanças descentralizadas, enquanto a expectativa pelo lançamento do token LINEA cresce entre desenvolvedores e entusiastas da tecnologia blockchain.