A plataforma fintech baseada em empresas COTI lançou um Índice de Volatilidade de Mercado Criptográfico Descentralizado (CVIX), algo semelhante ao índice VIX da Chicago Board Options Exchange (CBOE).
Conhecido como o “índice de medo”, o CVIX foi projetado para o mercado de finanças descentralizadas e vem de encontro a auxiliar investidores quanto ao risco de ativos criptográficos.
O CVIX funcionará calculando um índice de volatilidade descentralizado com base nos preços de opções de criptomoedas usando dados financeiros fornecidos pela rede do oráculos da Chainlink.
As margens do CVIX poderão serem vistas como indicadores opostos, como habitualmente. Em mercados tradicionais, as altas muitas vezes terminam em baixas no VIX, e vice-versa.
Além do índice, o COTI também introduzirá um sistema de negociação autoajustável e descentralizado que permite um meio sem permissão de entrar em posições compradas e vendidas com base no índice CVIX.
Basicamente, os traders que contam com a volatilidade podem se proteger contra a estagnação do mercado, enquanto os traders que assumem posições compradas no índice podem lucrar em eventos de alta volatilidade.
Inicialmente, o CVIX oferecerá suporte a depósitos e negociações na stablecoin Tether e na criptomoeda Ethereum, podendo aumentar futuramente o suporte a mais criptoativos.
A imagem ilustrada na capa desta notícia foi compartilhada entre a COTI e o site CryptoPotato, diante do anúncio do lançamento do CVIX.
A empresa COTI possui uma criptomoeda própria, a COTI, que foi listada na Binance em fevereiro deste ano. Atualmente está cotada a US$0,037 dólares ocupando a posição número 332 do ranking do CoinMarketCap.