Craig Wright, mais uma vez, está em evidencia. O autointitulado Satoshi Nakamoto, foi condenado pelo Tribunal Distrital do Sul da Florida a indenizar Ira Kleiman, irmão de Dave Kleiman falecido em 2013.
Ira Kleiman entrou com um processo contra Wright reivindicando metade da propriedade que, segundo ele, pertencia a Dave, sócio de Wright na época. O juiz Bruce Reinhart entendeu no processo que a alegação de Kleiman está correta e condenou Wright a indenizar Ira com um pouco menos de 500 mil BTC; este montante é avaliado em pouco mais de 5 bilhões de dólares.
A notícia causa euforia no mercado de Bitcoin, haja vista que um montante dessa magnitude poderia fazer com que os preços do Bitcoin despencassem instantaneamente.
Essa decisão não é definitiva, entretanto, cabe à juíza federal Beth Bloom a aceita o parecer de Reinhart. Caso seja aceita, Wright terá que transferir a Kleiman o montante.
Entendendo o caso
A sentença proferida por Reinhart também trouxe a tona o caso da discussão de quem é Satoshi Nakamoto. Durante a sentença, o juiz alegou que havia uma parceria de três pessoas composta por Wright, Dave Kleiman e uma terceira pessoa que não foi citada.
Wright explicou que o juiz entendeu que após a morte de Dave Kleiman, a sociedade passou para Ira, irmão de Kleiman.
Em 2018, Ira decidiu reivindicar os BTC mineirados entre Wright e Kleiman, o que chegou a cifra de 1,1 milhões de BTC, avalidos hoje em pouco mais de 10 bilhões de dólares.
No último dia 26 de agosto, o juiz Reinhart condenou Wright a transferir um pouco menos de 500 BTC a Ira.
Após a sentença, Wright comentou que Ira poderia afundar o preço dos Bitcoins se viesse a vendê-los.
“Se Ira resolver despejar esses 500 mil BTC, ele poderia causar uma queda bruta nos preços atuais.” Ele completa “mas não acredito que vá acontecer, na Florida o imposto é de 40% sobre heranças, não sei se ele vai querer.”