Para empresas que não estão inseridas no ramo de blockchain é particularmente difícil entrar no ramo, mas as criptomoedas e tokens ainda são negócios bastante rentáveis.
União de concorrentes
Um grande grupo de empresas liderado pelo UBS Group AG junto com Barclays PLC, Nasdaq Inc., Credit Suisse Group AG, Banco de Nova York Mellon Corp. e State Street Bank & Trust Co, uniram-se para a criar uma outra empresa, a Fnality International, que tem o intuito de desenvolver uma nova criptomoeda.
O projeto chamado de Utility Settlement Coin (USC) tem a intenção de ser uma importante ferramenta de liquidação entre os bancos para que, com a ausência de intermédio de terceiros, possa ser retirado custos desnecessários e ter mais eficiência.
A ideia não é inédita, pois em uma união semelhante, o Facebook juntou um grupo de 28 empresas, entre elas a gigante Uber, Visa, Mastercard, entre outras, para criar a Libra.
Reduzir custos
Hoje em dia, é possível com que empresas resolvam problemas de forma ágil, graças a internet. Porém, não tem a mesma velocidade o baixo custa da tecnologia blockchain.
Os tokens digitais que são baseados em blockchain tem uma situação muito atraente para as empresas, pois possibilita a redução de custos e pode mesclar inúmeras atividades comerciais e operacionais.
Há uma agilidade em programar o recebimento e pagamento de clientes ou fornecedores, além de incluir taxas diferentes, sem que haja uma burocracia desnecessária.