As carteiras de criptomoedas estão se tornando cada vez mais comuns e necessárias para os investidores de criptoativos.
As carteiras são o meio mais seguro de armazenamento da chave privada de cada ativo digital, e é nela que ficam armazenados os endereços para onde as criptomoedas são enviadas.
Com o amadurecimento do mercado cripto cada vez mais tipos de carteiras quentes e frias vêm surgindo, e trazem funcionalidades distintas e listagem de criptomoedas das mais diversas.
O site CryptoWisser é uma página de pesquisa sobre criptoativos, e nele podemos obter uma base de dados interessante sobre carteiras de criptomoedas.
No total, a página lista 136 carteiras de criptomoedas existentes, e as relaciona de acordo com as suas características e funcionalidades.
A página também informa o número de criptoativos que cada carteira suporta, lista as funcionalidades de acesso à carteira e permite que os usuários atribuam nota às carteiras classificando-as em um ranking com notas de 1 a 5.
A Cryptowisser assegura um rígido controle da votação por IP específico na tentativa de combater fraudes, uma vez que o seu ranking de classificação é dado sobre este quesito.
Também possui metodologia padronizada para avaliar os quesitos segurança, anonimidade e facilidade de uso.
As duas carteiras líder do mercado de criptoativos também são que lideram o ranking.
Ledger Nano S (nota 4,24), e Trezor (nota 4,09) são as únicas que possuem nota acima de 4 no ranking.
A Ledger é a que apresenta o maior número de votos, mas a Trezor é a que apresenta mais funcionalidades e que preenche todos os melhores quesitos de características.
Conforme citado acima, a Cryptowisser avalia algumas características das carteiras, como segurança, anonimidade e facilidade de uso, que podem ser comparadas entre as carteiras.
Também elenca algumas das funcionalidades das carteiras, como oferecer serviço de compra e venda de criptoativos; se há a possibilidade do usuário adquirir gifts cards ou vouchers de desconto na plataforma da carteira; e se a carteira permite transações com a utilização de cartão de débito.
Diversas carteiras foram avaliadas como cumpridoras dos quesitos segurança, anonimidade e facilidade de uso, como a Trezor, a Crypto.com Wallet e a Infinito Wallet.
A Ledger Nano S ficou de fora desta primeira listagem devido ao quesito facilidade de uso, mas o Cryptowisser não justificou os motivos. Talvez possa estar relacionado à sua forma de acesso, apenas por entrada USB.
Permitir trocas dentro em sua plataforma de serviços é uma excelente funcionalidade para uma carteira, pois simplifica processos para usuário uma vez que a carteira praticamente se torna uma exchange.
Vale lembrar que algumas carteiras podem não permitir trocas diretas de criptomoedas na plataforma da carteira, entretanto esta pode possuir algum aplicativo ligado à carteira que o faça.
Ademais, o Site elenca apenas as carteiras que permitem funcionalidades com cartão de débito, mas muitas que não possuem esta funcionalidade podem o fazer através de cartão de crédito ou transferência bancária.
Clicando sobre o ícone de cada carteira listada no Cryptowisser o usuário pode obter vários informações sobre as carteiras e ter acesso aos seus sites.
Algo importante para o usuário avaliar antes de adquirir uma carteira é o número de criptoativos que ela suporta.
Existem carteiras que apenas aceitam Bitcoin, por exemplo, e outras carteiras que permitem que plugins sejam baixados para que novos criptoativos sejam inseridos.
Neste quesito, a Ledger é a que oferece o maior número de criptoativos em sua carteira. São 733, segundo o Cryptowisser. A Trezor vem logo a seguir oferecendo suporte a mais de 330 criptoativos em sua plataforma.
Através de ferramentas como o Cryptowisser os investidores de criptomoedas podem se informar sobre diversos aspectos das carteiras de criptomoedas, e assim podem discernir de forma mais adequada para adquirirem um bem que trará mais segurança no quesito armazenamento de criptomoedas.
Supostamente as exchanges não são consideradas os melhores lugares para o armazenamento destes ativos digitais.
Isto porque elas são os alvos mais almejados dos hackers, podem estar envolvidas em esquemas de pirâmide financeira, ou podem estar passivas às Legislações do Estado.
No mais, nas exchanges os usuários de criptomoedas não são os mantenedores das suas chaves privadas, que de fato estão nas mãos de terceiros. Isto faz com que os usuários das exchanges não sejam os verdadeiros detentores de seus próprios criptoativos.
Por outro lado, é muito importante o usuário cuidar bem de sua carteira, aplicar os modelos de segurança, e sempre realizar as atualizações disponíveis.
Também é importante tomar cuidados em relação ao site utilizado para acessar a sua carteira, cuidar das senhas e armazenar corretamente as palavras de recuperação de senha, redobrar os cuidados com as carteiras quentes, e onde guarda os dispositivos que armazenam suas carteiras frias, entre vários outros cuidados que os usuários devem ter para não terem surpresas indesejáveis.