O Fórum Econômico Mundial, evento que reúne a elite empresarial e política, chegou ao fim no dia 24, trazendo grandes novidades para a comunidade cripto. Apesar de não compor propriamente os principais temas a serem discutidos, a blockchain e criptomoedas foram bastante discutidos ao longo dos quatro dias de evento. Confira abaixo as principais novidades relacionadas a blockchain e criptomoedas:
Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs)
Um dos principais temas debatidos no Fórum Econômico Mundial este foram as Moedas Digitais de Bancos Centrais, as CBDCs. Devido ao grande apelo da tecnologia, foi disponibilizado a legisladores presentes o “CBDC Policy-Maker Toolkit”, um kit de ferramentas com diversas informações sobre a tecnologia.
O Toolkit foi desenvolvido usando a partir de consultorias realizadas com vários Bancos Centrais, instituições financeiras, acadêmicas entre outras organizações internacionais. Com o kit, legisladores têm acesso a planilhas, guias de informações e análises referente a nova tecnologia. O mais interesse é que a ferramenta não é um guia de como lançar sua CBDC, é uma instrumento para educar os legisladores a entender se a tecnologia é necessária para a realidade de seu país, e conhecer os riscos e oportunidades que ela traz para a economia como um todo.
Nova plataforma de corretagem cripto da Huobi
A exchange de futuros de bitcoin da ICE, Bakkt, deu mais detalhes sobre o seu novo aplicativo. Embora o aplicativo não seja nenhuma surpresa, Adam White, presidente da empresa, anunciou que a nova ferramenta terá suporte a ativos digitais. Além disso, White afirmou que em sua versão final do aplicativo será mais próximo de um produto de uma fintech, como o PayPal, do que um produto de uma empresa cripto, como a Binance ou CoinBase.
Nova plataforma de corretagem cripto da Huobi
A Hyperledger anunciou o lançamento do Hyperledger Climate Action and Accounting Special Interest Group. O novo consórcio irá estudar maneiras de como os livros de registros distribuídos (DLTs) e a blockchain, podem auxiliar empresas e governos a coordenarem esforços para redução de emissões nocivas ao meio ambiente.
A empresa pretende que sua tecnologia possa se tornar um banco de dados mundial e transparente, que poderá ser usado para o rastreamento de emissões. A tecnologia poderá ajudar a identificar áreas problemáticas, para que soluções sejam aplicadas,ajudando assim os países a seguirem as diretrizes do acordo de Paris.
Os membros do grupo desenvolverão os mecanismos necessários que permitirá a emissão de relatórios confiáveis de estatísticas climáticas e de emissões. Como resultado, isso permitirá a criação de protocolos e padrões adequados para empresas e governos em todo o mundo.
Nova plataforma de corretagem cripto da Huobi
Durante o evento a Huobi anunciou sua nova plataforma de corretagem de criptomoedas destinada a investidores institucionais. Usando a estratégia de “Smart Order Routing”, a Huobi Brokerage irá se conectar a diversas bolsas e mercados OTC para obter os melhores preços do mercado. Além disso, para atrair os investidores institucionais, a empresa irá oferecer taxa zero de transações e os menores preços possíveis.
A Huobi Brokerage irá operar globalmente, e segundo Ciara Sun, VP da Huobi, o novo serviço contará com Ethereum (ETH), EOS (EOS), Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC) e Ripple (XRP).
Crypto Dad fala sobre o Digital Dollar Projetct
Christopher Giancarlo, ex-presidente da Commodity Futures Exchange Commission (também conhecido como “Crypto Dad”), falou sobre seu novo projeto durante o evento do The Block. Giancarlo explicou que sua ideia surgiu como resposta a limitação do dólar físico frente as moedas digitais privadas, como as desenvolvidas pela JPMorgan e Facebook.
Segundo o Crypto Dad, “Buscamos incentivar a próxima grande inovação na moeda americana: uma moeda fiduciária simbolizada emitida pelo Federal Reserve System”, completando que elas “desfrutariam de toda a fé e crédito do governo dos EUA como moeda do banco central”.